Comunicado do INSS expõe bloqueio em massa
Um comunicado do INSS pega beneficiários do programa de surpresa. A novidade envolve um bloqueio inesperado para quem recebe pelo órgão e o governo fez questão de esclarecer.
O órgão hoje é responsável pelo pagamento de mais de 39 milhões de pessoas. Estão inclusas pessoas que recebem aposentadorias, pensões ou auxílios cedidos pelo governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E através de uma publicação divulgada no dia 11 de abril, no site oficial do governo federal, foi divulgado que a partir do próximo mês não será permitida a inclusão de novas adesões de mensalidade associativa na folha de pagamento.
Isso se deu após denúncias sobre descontos não autorizados, o INSS informa que as apurações já estão em andamento em cinco entidades conveniadas. Ela ficará em vigor até que a Dataprev (que roda a folha de pagamentos) implemente a assinatura eletrônica avançada e a biometria facial.
E, além disso, todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com associações e entidades para desconto de mensalidade associativa, a partir de janeiro de 2023, serão checados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida deve prevenir que descontos que o beneficiário não conhecem sejam feitos. Por exemplo, após a implementação da assinatura, o segurado se realmente aderiu ao desconto, ele terá que colocar sua assinatura para autorizar.
O que é desconto de mensalidade associativa?
Talvez você caiu aqui de paraquedas e esteja se perguntando que descontos são esses. Ele é uma espécie de mensalidade cobrada pelos sindicatos apenas de empresas associadas, que obtêm uma série de benefícios, como convênios e descontos em serviços.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então geralmente quem adere a esse serviço tem consciência dele, se nunca lhe foi apresentado, não se preocupe, que com a medida do governo não poderão mais ter descontos sem que você saiba o motivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE