A Uber passou por um momento delicado no Brasil, envolvendo grande parte de seus motoristas e parceiros
A Uber é um dos principais aplicativos de transporte do mundo, porém em setembro de 2023 tomou um duro golpe. Isso porque a justiça a condenou para pagar 1 bilhão de reais em multa, para evitar uma debandada no app.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos tempos estava tendo uma discussão sobre uma possível saída do aplicativo de carona do país. Porém o governo brasileiro anunciou a sua permanência, e outra polêmica deu o que falar.
Em setembro de 2023, de acordo com o portal ‘Isto é Dinheiro’, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) publicou a decisão do juiz do Trabalho Maurício Pereira Simões, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, que atingiu diretamente a Uber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a empresa acabou condenada a pagar uma indenização de 1 bilhão de reais por danos morais coletivos. Desde então, terve que contratar de maneira formal todos os motoristas brasileiros que estão cadastrados na plataforma.
A decisão foi após vários motoristas denunciarem a empresa pelas condições de trabalho. Assim a Justiça entendeu que ela se omitiu as obrigações perante as legislações de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Multa mais pesada
Por conta isso, ainda segundo ‘Pronatec’, 10% do valor total da indenização teve como destino associações de motoristas de aplicativo, 50% para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ainda teve que arcar com 10 mil para cada motorista não registrado.
A sentença durou seis meses, onde a cada mês a Uber vai teve que contratar 1/6 de todos os motoristas não registrados, atém atingir a sua totalidade ao final desse período.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a arrecadação da Uber?
Nos últimos anos, o magistrado considerou que a arrecadação da Uber, no Brasil, foi de 100 bilhões de reais, por tanto a multa equivale apenas a 1% desse montante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE