Cansada do mal cheiro que sai do seu eletrodoméstico? Confira uma dica infalível para manter sua geladeira sempre limpa
Saber como limpar a geladeira é muito importante para mantê-la sem mau cheiro, sem bagunça e livre de possíveis contaminações. É necessário observar se há algum mofo, se algo derramou ou se há alimentos estragados dentro do eletrodoméstico.
Antes de tudo, você sabe com que frequência devo limpar a geladeira? O tempo para limpar a geladeira varia de acordo com o uso dela, mas, no geral, uma higienização profunda deve ser feita uma vez por mês. Além disso, se você quiser evitar mau cheiro, é importante passar um pano molhado com detergente pelo menos uma vez por semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Diariamente: limpe os respingos e os líquidos derramados;
- semanalmente: evite o desperdício, verifique itens próximos da validade e consuma-os primeiro. Também é importante jogar fora os itens estragados;
- mensalmente: faça a limpeza geral.
Outra dica especial sobre como limpar a geladeira é verificar como está o espaço de frutas, verduras e legumes semanalmente. É importante deixar os alimentos mais maduros à vista e observar se não tem nada estragado. Fazendo isso, você limpa rapidamente as sujeiras e evita cheiros ruins. Agora vamos pra dica infalível.
Confira a fórmula caseira que deixara seu refrigerador como novo disponibilizada pelo portal Edital Concursos Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ingredientes para limpar a geladeira
- 1 xícara de vinagre branco
- 1 xícara de água
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- Suco de meio limão
Qual é o passo a passo?
- Comece retirando todos os alimentos e prateleiras da geladeira. Isso facilitará a limpeza completa de cada canto.
- Em uma tigela, misture 1 xícara de vinagre branco, 1 xícara de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Essa combinação cria uma solução de limpeza eficaz e natural.
- Acrescente o suco de meio limão à mistura. O limão não apenas adiciona um aroma fresco, mas também possui propriedades antibacterianas que contribuem para a limpeza profunda.
- Utilize um pano macio ou esponja para aplicar a mistura nas paredes, prateleiras, gavetas e demais superfícies internas da geladeira. Preste atenção especial às áreas com manchas ou resíduos.
- Se possível, remova as gavetas e prateleiras para uma limpeza mais minuciosa. Lave-as na pia com a mesma solução de limpeza.
- Não se esqueça de limpar a parte externa do refrigerador. Utilize a mesma mistura para limpar as superfícies externas, incluindo as maçanetas e a parte superior.
- Para eliminar qualquer odor persistente, deixe um recipiente aberto com bicarbonato de sódio no refrigerador após a limpeza. O bicarbonato de sódio absorverá odores indesejados.
- Repita esse processo de limpeza profunda a cada três meses para manter a geladeira em condições ideais de higiene e evitar a proliferação de bactérias.
- Certifique-se de que todas as áreas estejam completamente secas antes de recolocar os alimentos na geladeira. A umidade pode contribuir para o crescimento de bactérias.
Existe outra forma de limpar o eletrodoméstico?
Os produtos para limpar geladeira podem ser: detergente, desengordurante e bicarbonato de sódio. Você também pode utilizar vinagre branco e água morna, essa dupla é ótima para remover odores desagradáveis. Basta fazer a mistura e passá-la em todo o eletrodoméstico com ajuda de um pano úmido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decreto do Detran: Nova lei de trânsito chega com PROIBIÇÃO que pode cancelar sua CNH hoje (22/11)
● Haddad e Tebet sem chão: Novo aumento do salário mínimo para 2025 é maior do que o esperado
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
Separe esponjas limpas e panos secos e úmidos. A esponja não pode ser de aço. Deve-se evitar itens que estraguem o acabamento da geladeira, tanto por dentro quanto por fora.
Ao se perguntar como limpar a geladeira, você também deve saber que é importante evitar o uso de produtos que podem ser tóxicos e contaminar os alimentos. Evite o uso de cloro, água sanitária e álcool.