Na edição anterior desta coluna afirmei que a Record deveria se voltar à melhoria de sua programação, a qual tem dependido de produções pontuais para marcar boa audiência, e deixar de lado sua obsessão pela Globo. Eis que, nesse contexto, a emissora lançou em coletiva de imprensa no último dia 19, no Rio de Janeiro, sua nova programação e esta coluna elenca a seguir o que se considera erros e acertos cruciais das novidades apresentadas.
Entre os erros, destaca-se a volta muito precoce do reality “Dancing Brasil”. Apresentado por Xuxa Meneghel, a primeira temporada do show de dança entre celebridades se encerrou no dia 26 de junho deste ano e retorna à tela da emissora na noite desta segunda-feira (24), menos de um mês após o fim da temporada de estreia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A volta de “Os Dez Mandamentos” também pode ser considerada precoce, configurando-se outro erro. A trama bíblica teve seu desfecho exibido na televisão em 23 de novembro de 2015 e prolongou-se com o filme derivado da atração exibido nas telonas brasileiras. Assim, a memória do público ainda está viva.
Entretanto, pode-se dizer que os acertos predominam entre as novidades apresentadas pela Record. Inicialmente, vale frisar a criação de telejornais locais, como o “SP Record” a ser comandado por Carla Cecato, priorizando as notícias regionais; e a redução do “Cidade Alerta”, que passará de mais de 2 horas diárias para 90 minutos, uma produção mais compacta e objetiva.
Seguindo os acertos, destaca-se a nova novela “Belaventura”, trama inédita e medieval, sendo um ponto extremamente positivo por não se tratar de mais uma novela bíblica e pela qualidade que potencializa possuir. A emissora estreará ainda sua nova trama bíblica, “Apocalipse”, escrita por Vivian de Oliveira. O acerto desta está em ser contemporânea, e não de época como as anteriores – algo novo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova reprise da trama “Bicho do Mato”, exibida originalmente em 2006 e reprisada em 2009, é outro acerto da Record. O folhetim de Cristianne Fridman e Bosco Brasil foi sucesso em sua exibição original e já está há mais de 7 anos fora do ar, o que viabiliza essa nova reprise na programação. Ao contrário de 2009, a reprise da trama pode vingar dessa vez se a grade reagir bem às mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse sentido, a Record passará a contar com 5 novelas no ar. “Ribeirão do Tempo” às 15h, “Bicho do Mato” às 15h45, “Os Dez Mandamentos” às 18h15, “Belaventura” às 19h45 e “O Rico e Lázaro” às 20h45.
Por último, ressalta-se a volta de “A Fazenda”. A direção do reality rural teve uma ideia interessante e que promete alavancar a repercussão da atração. A nona temporada dará uma nova chance para aqueles que já participaram de realities de outras emissoras e também para os que já estiveram em realities da própria Record. Como serão escolhidos os mais populares, há grandes chances de seus fãs se engajarem com a nova temporada do show.
A nova programação da emissora não é a melhor já planejada, conta com reprises e novas edições de atrações já conhecidas, mas indica caminhos positivos os quais podem guiar o canal de Edir Macedo em busca da qualidade desejada. O lema deve ser sempre pensar em si e tentar se superar e não superar as concorrentes, uma vez que isto seria consequência de um trabalho próprio e bem feito.
Críticas e/ou sugestões? Contato:
danyllo@otvfoco.com.br | @JuniorDanyllo | @Ligado_na_TV
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco