O Fim: Anatel anuncia que serviço da Claro e vivo não irá mais funcionar
A Claro e a Vivo juntas tem mais de 200 milhões de clientes atualmente e se conecta a mais de 10 milhões de residências em todo o país. Além disso, a primeira delas segue em liderança em banda larga e em distribuição de conteúdo em todo o nosso país.
Contudo, o que chamou atenção dos brasileiros foi o fato da Anatel confirmar o fim de um serviço muito usado pelos clientes, surpreendendo a todos com a decisão.
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Estamos falando da opção do acesso ilimitado a redes sociais e aplicativos como WhatsApp, Instagram, Facebook. Outros serviços também são oferecidos por operadoras de celular sem cobrança pelo consumo dos dados.
Essa prática é conhecida como Zero Rating, mas segundo o SBT, está com os dias contados, após ela ser discutida durante a aprovação do Marco Civil da Internet em 2012 e 2013, para analisar se a prática feria a legislação que protege a neutralidade da rede.
Após isso, a Vivo mudou sua política e passou a fazer cobranças diárias para o uso dos aplicativos no plano Vivo Easy. Além disso, deixou de vender planos ilimitados para vários aplicativos, liberando a gratuidade apenas para o WhatsApp em planos mais básicos.
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Por outro lado, a Claro deixou de oferecer o plano Claro Flex, no qual disponiblizava os acessos gratuitos dos aplicativos foram removidos sem desconto da franquia e, para compensar, incluiu uma franquia extra para redes e vídeos, com limite de até 5GB, conforme o tipo de pacote e, assim como a Vivo, só vai oferecer o WhatsApp no acesso gratuito.
Por que a Anatel confirmou o fim do Zero Ratingo fim do Zero Rating
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A decisão que motivou o fim do serviço da Claro e Vivo, segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, entrevistado pelo Tecnoblog, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, teve relação com questões comerciais, não com questões regulatórias.
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