13° salário tem detalhes novos expostos e você precisa saber …
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Cabe lembrar que o órgão está passando por um período de mudanças e de implementações, após a chegada do novo governo.
Dessa vez, no entanto, temos uma excelente notícia para os aposentados do INSS. A novidade diz respeito ao 13° salário.
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Andam circulando informações de que mais uma parcela do pagamento cairá na conta em novembro de 2023. No entanto, essa informação não procede, uma vez que TODOS os pagamentos do 13º salário deste ano de 2023, para aposentados e pensionistas do INSS, já foram devidamente debitados.
De acordo com o portal Remessa Online, esses pagamentos iniciaram ainda em Junho deste ano, tendo sua última parcela paga no dia 07 de julho de 2023.
Vale dizer que desde o ano de 2020, por conta da Covid-19, os pagamentos têm sido antecipados.
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O que os aposentados devem saber sobre o 13º salário do INSS?
Mas você deve estar se perguntando: “Ok, mas se os segurados do INSS receberam, qual a novidade?”
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Calma que a gente te explica!
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Quem acompanha as notícias sabe bem que, quase que diariamente, golpistas encontram maneiras diversas de arrancar dinheiro de pessoas através dos meios eletrônicos, como; e-mail, sms, telefone e até mesmo pelas redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram.
Pois bem, diante desse fato, é sabido que muitos aposentados e pensionistas podem vir a receber mensagens informando sobre uma possível nova parcela do 13 salário, como fizeram inclusive com o 14º salário*, que nem ao menos foi aprovado!
*Para saber sobre esse golpe, clique aqui
Sendo assim, todo o cuidado é pouco! Caso você receba qualquer informação dizendo sobre novos pagamentos do 13º salário do INSS, não acredite e principalmente, NUNCA forneça nenhum dado bancário ou pessoal através desses meios.
Na dúvida, ligue sempre para a central oficial do INSS, ou acesse sempre os meios oficiais da autarquia para se informar sobre os benefícios e pagamentos a receber.
Mas eu não recebi meu benefício, o que eu posso fazer?
Caso você tenha tido problemas ou não conseguiu receber as parcelas devidas do seu 13º salário, pelo INSS, você pode seguir o seguinte passo a passo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “solicitar emissão de pagamento”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Você vai precisar enviar os seguintes documentos:
- Obrigatória:
- Número do CPF;
- Número do benefício.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração pública e Termo de Responsabilidade ou particular (modelo do INSS);
- Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar Pedidos”;
- Encontre seu processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.