Uma nova linha está confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas e chegará para salvar a CPTM e o Metrô no coração de São Paulo
A cidade de São Paulo é conhecida por ter a maior linha de metrô do país e diariamente, milhões de paulistas usam esse meio de transporte para se locomoverem. Dessa vez, falaremos sobre uma grande novidade, cravada pelo Governador do estado, Tarcísio de Freitas, para quem usa esse meio de transporte público.
De acordo com o portal ‘Diário do Transporte’, no dia 25 de março, o governador Tarcísio de Freitas anunciou que a nova Linha 17-Ouro, do monotrilho, já está com data definida para inauguração. A previsão é que a linha esteja em operação a partir de 2026 e uma das vantagens é que conectará com o Aeroporto de Congonhas.
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Os trens projetados para o sistema metroviário já estão em sua fase final de testes. A obra deve chegar aos R$270 milhões. “Tirar projetos do papel e entregar obras inacabadas são pilares da nossa gestão e, honrando nosso compromisso. Sã Paulo está, finalmente, vendo avançar a Linha 17-Ouro do metrô da capital”, disse Tarcísio de Freitas em suas redes sociais.
Em seguida, o governador revelou que a ideia é que até 2026 a linha esteja funcionando, o que seria um desafogo para a CPTM e o Metrô. Só em São Paulo, milhões de pessoas utilizam transportes públicos diariamente. “A Linha 17 vai se tornar uma realidade. A nossa meta é que em 2026, junto com a conclusão do 1B do aeroporto, a linha 17 esteja funcionando”, encerrou o político.
Essa interligação com o Aeroporto de Congonhas será muito importante e facilitará a vida de milhares de pessoas. Para quem costuma passar pela região, sabe do trânsito que encaram na hora do pico. Assim, com o novo monotrilho, aqueles que tiverem a oportunidade poderão utilizar a Linha 17-Ouro e quem sabe ainda economizar tempo para chegar ao serviço.
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O monotrilho
Segundo o portal do Metrô de SP, o monotrilho é um transporte de média capacidade, que opera sobre pneus, em via elevada (entre 12 e 15 metros de altura, dependendo do trecho) e utiliza tecnologia driverless (operação autônoma sem a presença de condutor). Os veículos são equipados com câmeras no interior dos carros, gravação de imagens, passagem livre entre os carros e ar condicionado.
O sistema de monotrilho proporcionará:
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- Mesma qualidade de serviços do Metrô subterrâneo.
- Diminuição da poluição atmosférica.
- Conforto e rapidez nas viagens.
- Menor tempo nos deslocamentos.
- Maior integração entre os bairros.
- Melhoria no trânsito.
- Aumento da mobilidade.
- Ampliação dos investimentos na região.
- Geração de novos empregos.
- Geração de novos polos de comércio e serviços.
Segundo o portal ‘Metrô CPTM’, o Metrô reprogramou a entrega de trens da Linha 17-Ouro. O comissionamento das 14 composições, ou seja, quando eles serão liberados para operação comercial, deve ocorrer em meados do 4º trimestre de 2025. A projeção de datas parece estar alinhada com a meta do governo do estado de inaugurar a Linha 17-Ouro até junho de 2026.
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QUAL O TAMANHO DO METRÔ DE SÃO PAULO?
Já que confirmamos que ele é o maior, agora vamos expor dados que comprovem isso. Segundo informações do site Metro SP, a estrutura conta com 104,4 km de extensão e 91 estações. De modo geral, a rede metroviária da cidade é composta por 6 linhas, sendo a maior a Linha 3-Vermelha, com 22 km. A bitola das linhas 1, 2 e 3 é de 1,6 m, enquanto as linhas 4, 5 e 6 têm uma bitola de 1,435 m e as linhas 15 e 17 têm uma bitola de 0,69 m. A velocidade máxima das linhas 1, 2 e 3 é de 87 km/h, enquanto as 4, 5 e 15 têm uma velocidade máxima de 80 km/h