COMO ASSIM?!
Vômito e confusão mental: Anvisa baixa facão e retira tempero n°1 das donas de casa do Atacadão e +
02/12/2024 às 6h20
Após detectar grave risco à saúde, a ANVISA retirou das prateleiras do Atacadão e outros supermercados o produto queridinho das donas de casa.
Os temperos no geral essenciais para as donas de casa em todo o Brasil, trazendo sabor, aroma e personalidade a cada prato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de enriquecerem as refeições, eles têm o poder de transformar ingredientes simples em verdadeiras obras-primas gastronômicas.
Enquanto a pimenta, o alho e as ervas dominam o paladar de muitos, outros ingredientes, menos óbvios, podem elevar os sabores de um prato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O coco, apesar de ser uma fruta, tempera e aromatiza muitos pratos, trazendo um toque tropical e suave, sendo nº1 em receitas como:
- Moquecas;
- Bobós;
- Arroz com coco.
No entanto, nem mesmo ingredientes populares e tradicionais estão isentos de passar pelo crivo rigoroso da ANVISA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, em setembro, a autarquia retirou a marca Coco & Cia das prateleiras de grandes supermercados, como o Atacadão.
A presença de dióxido de enxofre, nocivo à saúde, levou a autarquia a banir o produto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 140 pedaços de plástico e pelo de rato: ANVISA baixa facão e retira nº1 das donas de casa
● Insalubridade e podridão: Vigilância interdita restaurante popular e +1 gigante após flagra de nojeira
● 300KG de carne podre: ANVISA interdita açougue popular às pressas por flagra de nojeira
Sendo assim, a equipe do TV Foco especializada em fiscalizações e serviços, a partir de informações oficiais dos boletins da autarquia, traz mais detalhes do caso e a situação atual da empresa nos supermercados.
A proibição:
Por fim, a ANVISA publicou no dia 24 de setembro, através do Diário Oficial da União a RESOLUÇÃO Nº 3.508, determinando a proibição de venda e o recolhimento do lote 030424158 do coco ralado da marca Coco & Cia.
A ANVISA, com base em resultados de testes que apontaram níveis de dióxido de enxofre acima do permitido, decidiu retirar o produto das prateleiras.
Diante disso, a autarquia ordenou a retirada do lote mencionado proibindo sua distribuição, propaganda e uso.
Qual risco do dióxido de enxofre?
O dióxido de enxofre é um conservante amplamente utilizado na indústria alimentícia para prolongar a validade de alimentos.
Entretanto, o seu consumo em quantidades inadequadas pode desencadear efeitos colaterais graves.
Entre os riscos associados à exposição estão:
- Confusão mental;
- Náuseas, vômitos;
- Reações alérgicas, especialmente em pessoas sensíveis à substância
Manifestação da Coco & Cia:
Contudo, a empresa, em nota ao G1, declarou não concordar com a proibição:
- A empresa informou que, ao tomar conhecimento da irregularidade em junho de 2024, iniciou a retirada voluntária do lote do Distrito Federal;
- Conforme a nota, a empresa concluiu o recolhimento do produto em 29 de julho;
- Além disso, a Coco & Cia ainda realizou contraprovas que apontaram resultados dentro dos limites legais.
- Mas, a Anvisa rejeitou a defesa da empresa e manteve a ordem de recolhimento do produto em 12 de julho.
Além disso, ela assegurou que seus produtos passam por rigorosos testes de qualidade e que toda a matéria-prima possui a documentação necessária.
A empresa questionou o porquê da demora na divulgação da resolução, uma vez que já havia solucionado a questão.
“Lamentamos o ocorrido e não compreendemos o porquê a Resolução foi divulgada meses após o ocorrido ser resolvido.”
- Importância da Coco & Cia: A Coco & Cia é uma empresa que atua no mercado de coco desde 1990 e oferece produtos de alta qualidade, elaborados de acordo com os padrões internacionais de segurança alimentar e qualidade.
Veja abaixo a nota na íntegra:
Em razão das matérias publicadas pelos meios de comunicação, nesta terça-feira (24), a Coco & Cia vem, por meio desta nota, esclarecer todos os fatos.
O lote em questão — 030424158 — recebeu a notificação de inconformidade no mês de junho de 2024. Esse lote foi distribuído apenas no Distrito Federal, no Atacadão Dia a Dia.
Mediante a notificação, o Controle de Qualidade prontamente apresentou sua defesa, mostrando que as amostras coletadas no laudo de análise foram todas satisfatórias conforme as nossas contraprovas.
Apesar disso, a defesa foi negada e a solicitação de recolhimento foi feita em 12 de julho.
Porém, a empresa já havia iniciado por conta própria o recolhimento do lote em questão, e todo o recolhimento foi finalizado no dia 29 de julho.
Os produtos da Coco & Cia são feitos a partir de matérias-primas previamente aprovadas e testadas, de fornecedores com todas as documentações exigidas.
O controle de qualidade da Coco & Cia analisa cada produto final para garantir que atenda aos padrões de qualidade.
Após análise da Vigilância Sanitária do Distrito Federal, em julho, a empresa teve a conformidade de seus produtos com a legislação atestada.
Entretanto, a empresa Coco & Cia, assim como todos os seus clientes, foi surpreendida pela resolução publicada no Diário Oficial da União e divulgada em massa pela imprensa.
Por fim, a inconformidade estava presente apenas no lote já citado, que foi recolhido e não circula mais no mercado.
Lamentamos o ocorrido e não compreendemos o porquê a Resolução — RE n.º 3.508 foi divulgada meses após o ocorrido ser resolvido.
A Coco & Cia se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
Como denunciar um produto irregular à ANVISA?
Para denunciar um produto irregular à Anvisa, você pode denunciar por meio dos seguintes canais:
- Enviar um formulário eletrônico à Ouvidoria da Anvisa
- Ligar para a Central de Atendimento da Anvisa, através do número 0800 642 9782, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, exceto feriados.
Mas, para saber mais sobre as proibições e normas da ANVISA, cliquem aqui*
Considerações finais:
Em suma, a ANVISA detectou níveis excessivos de dióxido de enxofre em um lote de coco ralado da marca Coco & Cia, a agência proibiu a venda do produto e ordenou seu recolhimento.
A empresa, por sua vez, alega ter iniciado o recolhimento por conta própria antes da decisão da ANVISA e questiona a demora na divulgação da resolução.
Além disso, a Coco & Cia afirma ter realizado testes que comprovaram a conformidade do produto, mas a ANVISA manteve sua decisão.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.