Conheça as principais iniciativas de solidariedade na TV brasileira
17/08/2014 às 21h30
O “Crowdfunding” ou “Financiamento Coletivo”, tem como objetivo arrecadar dinheiro ou outras doações para uma determinada causa, seja ela filantrópica ou não. Na TV brasileira, temos exemplos de iniciativas deste tipo, voltadas para a filantropia. A seguir, exemplos do bom uso de um instrumento poderoso de mídia, que é a televisão, em prol dos mais necessitados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo realizou ontem, mais uma edição do “Criança Esperança” em parceria com a UNESCO. O programa surgiu em 1986, através de um especial que comemorava os 20 anos de surgimento do quarteto “Os Trapalhões”, contratado pela Globo em 1977, após a passagem do mesmo por emissoras como a Record e as extintas emissoras Tupi e Excelsior. O programa “Criança Esperança”, faz parte de uma campanha com o mesmo nome, que visa arrecadar fundos para projetos sociais no país, auxiliados pela UNESCO – “United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization” (“Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura” em português), que é um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de promover a paz e a segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações.
O SBT tem o “Teleton”, que surgiu nos Estados Unidos em 1954, mas ficou conhecido internacionalmente em 1966, sob o comando do famoso comediante Jerry Lewis. O objetivo do Teleton, é levantar dinheiro para instituições fornecerem tratamentos dignos de saúde, para pessoas que não tem condições financeiras de pagar por eles. O “Teleton” está presente em vários países e, chegou ao Brasil em 1998, produzido pelo SBT, graças a um pedido que a apresentadora Hebe Camargo (1929-2012) fez ao apresentador e empresário Silvio Santos, que aceitou transmitir o programa em forma de “maratona televisiva” com várias horas no ar, em sua rede de televisão. Desde então, a instituição beneficiada pelo “Teleton” é a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), uma associação sem fins lucrativos, que visa tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estes programas contam, geralmente, com a presença de artistas convidados. No caso do “Criança Esperança”, artistas contratados da Globo e, no caso do SBT, artistas desta e de outras emissoras de TV. Em ambos os eventos, tem a presença de músicos famosos e outros artistas que fazem suas apresentações. E todos fazem apelos para os telespectadores fazerem suas doações. Estas iniciativas são bem sucedidas, levando-se em conta que dezenas de milhões de reais, são arrecadados todos os anos. Dinheiro vindo de pessoas físicas e de grandes empresas.
A campanha “Direito de Viver”, que surgiu na TV em 2009, tem o intuito de arrecadar doações para o Hospital do Câncer da cidade de Barretos, no interior de São Paulo, que também presta atendimento em outras regiões do país, através de unidades móveis. Também em forma de “Maratona Televisiva”, o evento foi produzido no seu primeiro ano pela TV Gazeta de São Paulo e, nos anos seguintes, pela RedeTV!.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E existem também iniciativas de emissoras regionais. Uma delas é a “Gincana da Solidariedade”, promovida pela TV Vanguarda, afiliada à Rede Globo na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. Esta campanha arrecada milhares de toneladas de alimentos, todos os anos, para centenas de entidades filantrópicas da região. A iniciativa acumulou um total de 2 milhões e 408 mil quilos de alimentos arrecadados nos últimos 15 anos.
Marcos Paone | TV Foco (@mr_paone)
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Roberto Cabrini e equipe fazem história em 2024 na Record e são PREMIADOS 3 vezes
● Rombo multimilionário: Falso filho de Gugu é obrigado a abrir mão e devolver mansão de R$7M do apresentador
● Andressa Urach cospe na cara de famosa, leva surra em pancadaria e surge em foto com rosto ensanguentado
Autor(a):
Redação TV Foco
A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]