Iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila reconheceu as melhores gestões públicas municipais
O Prêmio Band Cidades Excelentes anunciou nesse domingo (12) os 21 vencedores do estado de São Paulo. O evento, realizado no principal estúdio da emissora, em São Paulo, foi apresentado pelos jornalistas Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino com transmissão ao vivo no YouTube. A exibição na TV aberta está marcada para o dia 19 de novembro, à meia-noite, na Band São Paulo.
O encontro contou com a presença de João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Raimundo Godoy, presidente executivo do Instituto Aquila; Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo; Gilberto Kassab, Secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo; Sidney Beraldo, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; além de prefeitos, secretários e assessores das cidades classificadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila e tem o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, bem como projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.
“Essa premiação é exatamente para homenagear e aplaudir de pé os nossos gestores, para que cada um queira melhorar e atingir um número mais alto em cada índice ano a ano. É uma disputa saudável, onde estamos competindo para progredir e transformar. Esperamos que todos os vencedores sirvam de exemplo para outros prefeitos”, afirmou João Saad.
Presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy também reforçou a importância do prêmio. “A plataforma trouxe muitas novidades. Começamos na primeira edição com 39 indicadores e hoje são 67. Também introduzimos o pilar de Sustentabilidade. Isso significa um ciclo virtuoso de desenvolvimento humano fazendo com que, de fato, o cidadão perceba os avanços da sua cidade”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Além dos ganhadores por pilar, houve ainda o grande vencedor estadual em cada grupo populacional. “O Prêmio Band Cidades Excelentes traz uma enorme credibilidade para os gestores. É importante, nós prefeitos, podermos estar aqui e darmos incentivos uns aos outros com o objetivo de prestar o melhor serviço aos cidadãos”, ressaltou Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.
Conheça os vencedores:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Folga de 5 dias além das férias: Lei trabalhista garante descanso EXTRA a CLTs sem desconto no salário
● R$ 19 BI e demissão em massa: Fechamento de 157 agências do Itaú gera fúria aos clientes
● R$ 90M: Teixeira abre o jogo, se arma por contratação de Neymar e Gabigol em 2025 e expõe sobre negociações
Prêmio Principal – IGMA Geral – Cidade Excelente
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
· Menor que 30 mil habitantes: Águas de São Pedro
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Jaguariúna
. Acima de 100 mil habitantes: Botucatu
Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
· Menor que 30 mil habitantes: Cajati
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Votuporanga
. Acima de 100 mil habitantes: Botucatu
Educação
· Menor que 30 mil habitantes: Itajobi
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Jaguariúna
· Acima de 100 mil habitantes: Botucatu
Saúde e Bem-Estar
· Menor que 30 mil habitantes: Estrela d’Oeste
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Votuporanga
. Acima de 100 mil habitantes: Botucatu
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
· Menor que 30 mil habitantes: Holambra
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Louveira
. Acima de 100 mil habitantes: Botucatu
Sustentabilidade
· Menor que 30 mil habitantes: Restinga
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Registro
. Acima de 100 mil habitantes: Santo André
Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
· Menor que 30 mil habitantes: Gavião Peixoto
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: São Joaquim da Barra
. Acima de 100 mil habitantes: Sorocaba
Os 1.327 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) forneceu acesso aos dados e informações de natureza pública referentes aos 644 municípios fiscalizados. O prêmio conta ainda com auditoria externa feita pela empresa BDO Brazil.
A etapa nacional está marcada para o dia 11 de dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Na ocasião, serão reveladas as melhores cidades do país em cada pilar, considerando cinco categorias populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.