INFORMAÇÕES
Consulta benefício INSS pelo CPF: saiba tudo!
05/10/2023 às 0h25
Milhões de brasileiros possuem a garantia de receber aposentadorias, pensões e diversos benefícios do Governo Federal. Existem, porém, muitas pessoas que ainda não sabem se estão elegíveis a receber esse dinheiro. Uma dessas dúvidas se refere à consulta de benefício INSS pelo CPF.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o número do benefício do INSS?
Para ter acesso a informações sobre o benefício, é necessário ter o número do benefício (NB), que é de fato a identificação de cada segurado junto à Previdência Social. Isso significa que cada pessoa, seja um aposentado ou pensionista, tem um número único.
Esse número permite que o segurado faça as consultas mais rápidas sobre o benefício. O NB é uma espécie de RG (Registro Geral), por isso cada indivíduo possui o seu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A existência do número permite consultar datas de pagamentos mensais da aposentadoria ou pensão. A data, vale ressaltar, respeita o número final do benefício (excluindo o dígito).
Consulta benefício INSS pelo CPF: como fazer?
Existem algumas formas que permitem o segurado a realizar a consulta através do CPF. Além do site Meu INSS, e do aplicativo de mesmo nome, é possível tirar dúvidas através da central de atendimento do órgão da Previdência Social ou até mesmo em uma agência do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Consulta pelo site Meu INSS
Para realizar uma consulta no site Meu INSS, é necessário acessar meuinss.gov.br e clicar em “Entrar com gov.br”. Depois de informar o CPF e senha cadastrada no site para fazer o login, o segurado deve acessar a área da tela inicial em que aparecerá seu nome.
Para consultar algum serviço, clique na aba “Serviços” e selecione o que deseja.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus IPVA, isenção colossal e 2 benefícios: Idosos 60+ ganham pacotão com 4 presentes
● IPTU, IPVA e até imposto de renda: Idosos 60+ garantem 3 isenções salvadoras em 2025
● Descanse em paz, Boticário: Fim de 4 perfumes populares e adeus às prateleiras deixa idosas 60+ sem chão
Através do site do Meu INSS é possível realizar diversos serviços digitais, além de poder consultar informações sobre o benefício, como o saldo, o histórico de pagamentos e a data do próximo pagamento.
Consulta pelo aplicativo Meu INSS
Para consultar informações através do aplicativo Meu INSS, é necessário que o segurado tenha celular com dispositivo Android ou iOS.
Abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”. Depois, informe seu CPF e senha para fazer login, e em seguida autorize o uso de dados pessoais. Em seguida, acesso os dados de seu benefício onde aparecerá seu nome além do NB.
Para consultar todos os serviços disponíveis, clique no menu no canto superior esquerdo, onde possuem três linhas na horizontal.
Assim como no site, o aposentado ou pensionato terá acesso a informações sobre o benefício, além de realizar algumas operações como agendamento de perícias médicas e solicitação de benefícios.
Central de atendimento do INSS
A central de atendimento do INSS é representada pelo número de telefone 135. Durante a ligação, o segurado deve informar o CPF e responder perguntas de segurança. Depois, um atendente deve seguir com o procedimento, tirando dúvidas e realizando procedimentos.
Agência do INSS
Uma consulta INSS com o CPF pode acontecer dentro de uma agência da Previdência Social, apresentando outros documentos pessoais.
Entretanto, para realizar qualquer operação ou consulta, é necessário estar cadastrado no site do Meu INSS e ter uma senha.
Como se cadastrar no Meu INSS?
O cadastro no Meu INSS acontece de forma rápida e através do site. Para ter acesso às informações do aplicativo, é necessário seguir os seguintes passos:
- Para criar sua conta, é necessário acessar esta URL;
- Digite seu CPF e clique em “Continuar”;
- Aceite os termos de uso e politica de privacidade;
- Confirme que você é um humano;
- É possível criar uma conta caso o seu banco seja: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Banesse ou Banestes.
- Se você selecionou essa opção, a página será redirecionada para uma área do banco;
- Caso não queira criar sua conta usando os dados do banco, é possível clicar em “Tentar de outra forma”;
- Você responderá a algumas perguntas básicas como “Qual é o seu mês de nascimento” para conseguir realizar o cadastro;
- Após haver a confirmação, o segurado terá acesso ao próprio CPF e ao nome completo. Confirme em “Continuar” caso os dados estejam corretos;
- Será necessário autenticar a conta através de um código que chegará por e-mail ou por celular;
- Após receber o código, digite-o na tela de cadastro e clique em “Continuar” para seguir os próximos passos;
- Defina sua senha e clique em “Continuar”;
- Na nova tela clique em “Concluir” e sua conta Gov.br estará pronta.
Como saber se o benefício INSS foi aprovado?
Você terá certeza que conseguiu finalizar o cadastro quando acessar a plataforma via site. Use o navegador do celular ou um computador para acessar “meu.inss.gov.br”.
Vale ressaltar que é possível solicitar serviços sem login, como pedidos de benefícios, emitir GPS, comunicar acidente de trabalho, calendário de pagamento, verificar autenticidade de documentos, se inscrever no INSS, acessar a Escola Virtual do Programa de Educação Previdenciária, achar uma agência do INSS próxima a você e falar com a ouvidoria Fala.Br.
Quando realizar a consulta do benefício INSS pelo CPF?
Aposentados e pensionistas devem realizar consultas do benefício INSS pelo CPF quando quiserem consultar algumas informações referentes ao seu extrato, data de pagamento, ou então para agendar perícia médica, fazer empréstimo, etc.
É importante destacar que quem deseja fazer empréstimo consignado deve estar com o benefício ativo e possuir margem consignável disponível.
Conclusão
Consultar o benefício INSS através do CPF é importante para facilitar o acesso a informações de cada segurado, seja aposentado ou pensionista.
Atualmente (2023), o Governo Federal realiza uma grande ação para diminuir a fila da perícia. Além de mutirões em várias cidades do Brasil, o INSS começou a dar telefonemas para avisar segurados sobre o adiantamento do exame médico.
É importante ficar atento à seguinte informação: o número que a Previdência Social designou para realizar as ligações é (11) 2135-0135. Qualquer número diferente disso ou contato via WhatsApp, é golpe.
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]