Gás de cozinha pode sofrer um aumento significativo de preço e brasileiros ficam em alerta
O gás de cozinha é um dos bens de consumo essenciais do nosso dia a dia, mas uma informação sobre o valor do mesmo anda amedrontando a muitos brasileiros.
Isso porquê foi anunciado o novo valor do gás de cozinha e a informação caiu como uma bomba entre a população. Afinal, como mencionamos, um item tão essencial na vida dos cidadãos é imprescindível para a subsistência do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, logo agora no mês de maio, o valor deve subir e ficar com um aumento na casa dos 15%, e um dos grandes motivos para o aumento do valor do item é o ICMS.
Anúncio desesperador
Na última sexta feira (28) o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo anunciou a estimativa a respeito da elevação do valor do item.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, um dos grandes vilões do aumento é o ICMS, imposto muito discutido há um bom tempo no país. No mês de maio, a alíquota será igual em todo o Brasil.
Além do mais, em dezembro do ano passado, 2022, essa medida teve acordo fechado entre os estados através do Conselho Nacional de Política Fazendária.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a unificação do valor, o preço do item de cozinha irá subir na capital brasileira, Distrito Federal, bem como em 21 dos 26 estados brasileiros. Apenas em três deles o preço pode cair.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como é o caso de Santa Catarina que terá uma queda de 21,2%; em Minas Gerais, 18,7%; e Rio Grande do Norte, 1,4%. Já nos outros, a previsão é que o valor se mantenha estável.
Quais estados sofrerão com o aumento do gás de cozinha?
Enquanto alguns estados não sofrerão aumento e outros terão queda no valor do gás de cozinha, os que mais vão sentir a alta anunciada serão:
- Mato Grosso, em primeiro lugar, com um aumento de 84,5%;
- Bahia, em segundo lugar com 77,3% de alta
- Sergipe, com 56,2 %
- Rio de Janeiro, com 49,8%
- Amapá, 44,9%
- Rio Grande do Sul, com 35,1%
- São Paulo, 28,5%
- Distrito Federal e Goiás, ambos com 23% de alta
- Piauí; 21,8%
- Tocantins, 21,4%
- Maranhão, 19,7%
- Pernambuco, 18,6%
- Mato Grosso, 16,9%
- Alagoas, 12,8%
- Paraná, 9,5%
- Pará, 8%
- Roraima, 5,5%
- Rondônia, 5%
- Amazonas, 4,1%
- Paraíba, 2,4%.
Sendo assim, se você reside em qualquer um desses estados, prepare o seu bolso porquê vai precisar e atentar aos valores para não ficar sem!
Fora isso, o preço médio do ICMS que é cobrado no valor do gás de botijão está cerca de 14,23 reais no país. Já com o novo aumento, subirá para 16,34.
Vale mencionar que o ICMS é um imposto que gera bastante polêmica ultimamente, inclusive em outro insumo necessário para o país como os combustíveis.
Sendo assim, o imposto já foi parcialmente reduzido ou cancelado, para que o valor destes produtos fosse reduzido.