Gás de cozinha pode sofrer um aumento significativo de preço e brasileiros ficam em alerta
O gás de cozinha é um dos bens de consumo essenciais do nosso dia a dia, mas uma informação sobre o valor do mesmo anda amedrontando a muitos brasileiros.
Isso porquê foi anunciado o novo valor do gás de cozinha e a informação caiu como uma bomba entre a população. Afinal, como mencionamos, um item tão essencial na vida dos cidadãos é imprescindível para a subsistência do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, logo agora no mês de maio, o valor deve subir e ficar com um aumento na casa dos 15%, e um dos grandes motivos para o aumento do valor do item é o ICMS.
Anúncio desesperador
Na última sexta feira (28) o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo anunciou a estimativa a respeito da elevação do valor do item.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, um dos grandes vilões do aumento é o ICMS, imposto muito discutido há um bom tempo no país. No mês de maio, a alíquota será igual em todo o Brasil.
Além do mais, em dezembro do ano passado, 2022, essa medida teve acordo fechado entre os estados através do Conselho Nacional de Política Fazendária.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● 14º, 15º salário e +1 benefício: Globo confirma 3 liberações salvadoras no fim de 2024 para salvar CLTs
● Para fechar 2024: Feriado PROLONGADO segunda (30/12) chega a milhares em SP na era Tarcísio
Com a unificação do valor, o preço do item de cozinha irá subir na capital brasileira, Distrito Federal, bem como em 21 dos 26 estados brasileiros. Apenas em três deles o preço pode cair.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como é o caso de Santa Catarina que terá uma queda de 21,2%; em Minas Gerais, 18,7%; e Rio Grande do Norte, 1,4%. Já nos outros, a previsão é que o valor se mantenha estável.
Quais estados sofrerão com o aumento do gás de cozinha?
Enquanto alguns estados não sofrerão aumento e outros terão queda no valor do gás de cozinha, os que mais vão sentir a alta anunciada serão:
- Mato Grosso, em primeiro lugar, com um aumento de 84,5%;
- Bahia, em segundo lugar com 77,3% de alta
- Sergipe, com 56,2 %
- Rio de Janeiro, com 49,8%
- Amapá, 44,9%
- Rio Grande do Sul, com 35,1%
- São Paulo, 28,5%
- Distrito Federal e Goiás, ambos com 23% de alta
- Piauí; 21,8%
- Tocantins, 21,4%
- Maranhão, 19,7%
- Pernambuco, 18,6%
- Mato Grosso, 16,9%
- Alagoas, 12,8%
- Paraná, 9,5%
- Pará, 8%
- Roraima, 5,5%
- Rondônia, 5%
- Amazonas, 4,1%
- Paraíba, 2,4%.
Sendo assim, se você reside em qualquer um desses estados, prepare o seu bolso porquê vai precisar e atentar aos valores para não ficar sem!
Fora isso, o preço médio do ICMS que é cobrado no valor do gás de botijão está cerca de 14,23 reais no país. Já com o novo aumento, subirá para 16,34.
Vale mencionar que o ICMS é um imposto que gera bastante polêmica ultimamente, inclusive em outro insumo necessário para o país como os combustíveis.
Sendo assim, o imposto já foi parcialmente reduzido ou cancelado, para que o valor destes produtos fosse reduzido.