EXCELENTE NOTÍCIA
Conta de água aniquilada em 2024 para idosos 65+: Como garantir benefício em 3 passos simples e salvar o bolso
16/01/2024 às 20h46
Já imaginou não ter que pagar a conta de água?
Essa realidade é possível em 2024 para idosos com mais de 65 anos de idade. Saiba como garantir o benefício de ter a conta de água aniquilada em 3 passos simples, para sair do sufoco de vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas antes disso vamos falar sobre um benefício que é possível solicitar mesmo para quem não tenha contribuído para o INSS e tenha mais de 65 anos de idade.
SAIBA MAIS! Adeus conta de água: Fim do pagamento acaba de ser confirmado a milhares de CPFs e cai como presente
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do BPC/LOAS, que oferece um salário mínimo (R$ 1.412) por mês, sem o 13º salário, que é concedido para pessoas idosas, com mais de 65 anos, ou com deficiência ou incapacidade de longa duração, que possuam renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa.
“O BPC é de responsabilidade da União Federal. Às vezes, as pessoas confundem o INSS com assistência social, mas ele é apenas um órgão que vai pagar o benefício. Em tese, é mais ou menos assim: o INSS paga e recebe um reembolso da União pelo pagamento”, destacou o advogado especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi ao portal UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Benefício de Prestação Continuada é de natureza assistencial. Enquanto a previdência é só para quem paga (se você não paga, não tem o direito aos benefícios), a assistência social é “uma ajuda do Estado” para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Por isso, para receber o BPC, as pessoas têm que provar que não têm condições de se manter, e que a família também não tem condições de manter essas pessoas”, afirma Hilário Bocchi.
Para ter acesso ao BPC/LOAS, primeiro, é necessário se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. O CadÚnico é um instrumento de coleta de informações para identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta hoje (10) e Tarcísio ciente: Globo confirma PIOR notícia aos paulistas que usam ônibus e metrô em SP
● Corte no Vale-Alimentação: Lei trabalhista em vigor em 2025 traz redução de benefício por 3 atitudes de CLTs
● Limpa nas contas: Caixa emite comunicado oficial e exige devolução de valor do FGTS à lista de CLTs em 2025
PODE SER ACUMULADO COM OUTRO BENEFÍCIO?
O BPC não pode ser acumulado com outro benefício da Seguridade Social (como, por exemplo, o seguro desemprego, a aposentadoria e a pensão) ou de outro regime, a não ser com a assistência médica, pensões especiais de natureza indenizatória e a remuneração do contrato de aprendizagem.
Para saber se o LOAS foi aprovado, basta consultar o site ou o aplicativo de celular Meu INSS. Pode-se ligar, também, para a Central 135. A ligação é de graça para telefone fixo.
O BPC é pago através de um cartão magnético que é usado apenas para o LOAS. O cartão é gratuito e o beneficiário não precisa comprar nenhum serviço ou produto do banco. É possível também receber o pagamento através de conta-corrente ou conta-poupança.
Quem tem esse benefício também pode solicitar empréstimo consignado, que é aquele crédito descontado em folha e possui as menores taxas do mercado.
CONTA DE ÁGUA ANIQUILADA?
Muitas pessoas não sabem, mas é possível conseguir descontos no pagamento da conta de água. Isso é possível por meio da Tarifa Social, que e é destinada às famílias de baixa renda, desempregados, pessoas com deficiência e pessoas que necessitam da utilização de aparelhos médicos em casa.
O programa exige um valor mínimo de R$ 7, para consumo mensal de até 10m³, como consta nas regras divulgadas pelos órgãos. Siga os 3 passos simples para conseguir esse desconto:
1. Para pedir pela tarifa reduzida na água, o solicitante deve acessar o espaço virtual da concessionária de água através do aplicativo ou ir a uma das agências presencialmente;
2. É necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico, com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
3. O desconto também é oferecido aos idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada. É preciso apresentar os documentos e o NIS;
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]