Lula deverá assinar nova medida provisória envolvendo taxas na conta de luz
Nesta terça-feira, 09, Eduardo Ribeiro paralisou o Jornal da Record com uma nova lei de Lula que irá salvar o bolso de CLT’s, idosos e demais cidadãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o telejornal, o apresentador atualizou as informações sobre a redução nas conta de luz dos brasileiros.
Na tarde desta terça-feira, 09, Lula deverá assinar a medida provisória com o objetivo de garantir a redução de até 4% na conta de luz para consumidores .
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Presidente Lula deve assinar ainda hoje uma medida provisória que tem o objetivo de reduzir o valor das contas de luz nas residências, uma redução de até 4%”, iniciou Eduardo Ribeiro.
Em seguida, o apresentador da Record convocou a repórter Vanessa Lima para detalhar como a redução acontecerá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A estratégia do Governo Federal é investir R$ 26 bilhões para que a redução da tarifa de energia elétrica seja possível”, iniciou a repórter, que continuou:
“O dinheiro virá da antecipação do pagamento que a Eletrobras deve ao governo, assim o governo poderá pedir novos empréstimos ao setor privado com taxas de juros mais baixas. A medida deve aliviar, em um primeiro momento, a energia elétrica a curto prazo”, finalizou a repórter.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei do capacete tem martelo batido e motociclistas se apavoram com nova medida de multas ainda em 2024
● Carrefour, Assaí e mais gigantes: Nova lei chega com PROIBIÇÃO em supermercados e atinge pais e mães
● FIM da CNH: Nova lei de trânsito crava multa pesada e 12 meses de suspensão por atitude mais simples
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Lula deverá assinar a medida durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, de acordo com o portal Exame.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo poderá pedir empréstimo ao setor privado, com taxa de juros mais baixas, tendo os pagamentos da Eletrobras como garantia, após a medida.
O dinheiro será usado para pagar empréstimos tomados pelas distribuidoras de eletricidade, durante a pandemia da Covid-19.
Durante a pandemia, a seca baixou os reservatórios das hidrelétricas, entre 2021 e 2022. Esses empréstimos estão embutidos na conta de luz e, por isso, pesam nas tarifas dos brasileiros.
“Estima-se que a quitação dos empréstimos promoverá uma redução estrutural, em média, de 3,5% nas tarifas de todos os consumidores já em 2024, equivalente aos custos da tarifa social de energia elétrica e de universalização em 2023, caracterizando o interesse público”, diz a minuta.
Fato é que a medida provisória irá aliviar o bolso dos trabalhadores, idosos e demais brasileiros, que pagam altas contas de energia todos os meses.
COMO VER A 2 VIA DA CONTA DE LUZ NA ENEL?
E por falar na conta de luz, de vez em quando, o cidadão não recebe a primeira via da conta de luz ou até mesmo a perde.
Desse modo, você pode solicitar a 2ª via na Agência Virtual, pelo App Enel para IOS e Android, segundo o site oficial da empresa.