FIQUE ATENTO!
Conta de luz aniquilada em 2024: Como idosos 60+ podem salvar o bolso com valor despencando em 4 passos
09/02/2024 às 21h25

Valor da fatura mensal pode diminuir com algumas ações dentro de casa ou programa para reduzir tarifa
Com certeza, uma das principais dores de cabeça é em torno da conta de luz. Fundamental na ponta do lápis, o valor final pode comprometer boa parte da renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um levantamento do IBGE aponta que mais de 15% da população brasileira é formada por idosos acima dos 60 anos. A maioria deles vive apenas com a renda da aposentadoria.

Os idosos representam mais de 15% da população brasileira, segundo o IBGE (Foto: TV Foco)
Atualmente, o salário mínimo dos aposentados e pensionistas é de R$ 1.412 por mês. Por isso, equilibrar as contas e organizar as dívidas é fundamental para ter uma vida tranquila.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o ano de 2024, a Órigo Energia, que é uma das pioneiras do ramo renovável no Brasil, listou 4 dicas para diminuir os custos!
- Economize energia: Invista em lâmpadas LED, adquira hábitos de consumo conscientes.
- Faça proveito do melhor horário para consumir energia elétrica: Entender qual é o melhor horário para consumir energia elétrica economiza o seu bolso e contribui com o meio ambiente.
- Veja se você tem direito à tarifa social de energia elétrica: É um desconto concedido aos consumidores considerados de baixa renda ou enquadrados na subclasse.
- Considere usar energia solar: Fontes renováveis de energia tendem a ser menos custosas.

Existe programa de Tarifa Social para reduzir conta de luz (Foto: TV Foco)
Quem tem direito à Tarifa Social da conta de luz?
Para quem não sabe, a Tarifa Social propõe um desconto significativo para alguns cidadãos. Inclusive, você pode estar na lista dos beneficiários e ainda não sabe que tem esse direito para se livrar das altas contas no fim do mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, atestado: Lei trabalhista traz +5 situações que garantem falta aos CLTs sem desconto no salário
● Folga extra: Lei trabalhista em vigor confirma 9 dias de descanso para salvar lista de CLTs
● Falência, caindo aos pedaços e portas lacradas: 3 shoppings famosos de São Paulo sofrem com FIM devastador
Priorizando residências onde vivem uma única família, a Tarifa Social Residencial foi criada para pessoas desempregadas e em situação de risco. Mais informações estão disponíveis no portal do Governo Federal.

Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br