Se você não dispensa uma economia saiba que é possível cortar até 65% do valor da sua conta de luz
A conta de luz é uma das contas básicas que mais causam medo na maioria dos brasileiros.
Afinal de contas, ao mesmo tempo que pagamento regular garante o abastecimento de energia em nossos lares, ela pode virar uma verdadeira caixinha de surpresas na hora de pagar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o Brasil é um dos países com as contas de luz mais caras do mundo!
De acordo com uma pesquisa da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), nos últimos 5 anos, o preço da energia elétrica brasileira passou por um aumento de 47%.
Com isso, o país passou a figurar na lista das nações com as contas de luz mais caras do mundo. Vale dizer que no ranking, o Brasil ocupa o segundo lugar, “perdendo” apenas para a Colômbia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante dessa informação, nao é de se estranhar que muitos fiquem sem saber o que fazer para conseguir economizar ao máximo e poupar o bolso.
Mas existe SIM uma forma de você receber um corte de 65% de desconto na sua tarifa, fazendo com que você pague apenas os 35% do valor final da mesma, através do programa Tarifa Social.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fiat, Volkswagen e Chevrolet: Nova lei crava FIM do IPVA e motoristas estão em festa neste sábado (23)
● Desconto de 99% até dia 29/11: Serasa crava alerta pra quem está com nome sujo se livrar da dívida em 2024
● Lula ciente e R$120 mil garantidos: Nova lei traz fim do IPVA à essa lista de CPFs
Alívio para o bolso!
Por mais incrível que isso pareça ser, o Tarifa Social é real e foi desenvolvido pelo Governo justamente para atender a população mais carente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse programa concede descontos generosos e até mesmo a isenção (a depender do que cada família gasta com a conta de luz por mês)
O objetivo geral desse benefício é fazer com que as famílias tenham acesso à energia elétrica sem comprometer muito a renda dos mesmos. visto que a receita já é bem baixa.
Para ter acesso ao benefício, portanto, é necessário se inscrever no CadÚnico que, além deste, oferece outros diversos programas interessantes para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como o Bolsa Família.
Mas como eu consigo esse desonto?
Para garantir a isenção ou os descontos da Tarifa Social, a família primeiramente deve ir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com o documento de todos os que moram na mesma residência, além de um comprovante de endereço.
A inscrição na TSEE é automática, mas, para que ela aconteça, é importante que o nome do Responsável Familiar (aquele que cadastrou a família) esteja na titularidade da conta.
TODAS as pessoas que possuem cadastro no CadÚnico têm acesso direto a esse benefício. Já aos outros, é importante saber as regras de elegibilidade, que mudam de acordo com o programa em que se participa.
No geral, há duas faixas distintas que podem garantir descontos maiores, tudo vai depender se a família é de baixa renda ou pertence a algum grupo de minoria étnica.
Veja abaixo todos os descontos de acordo com categoria e gasto:
Famílias de baixa renda:
- Gastos mensais entre 0 e 30 kWh: desconto de 65% do valor;
- Gastos mensais entre 31 e 100 kWh: desconto de 40% do valor;
- Gastos mensais entre 101 e 220 kWh: desconto de 10% do valor;
- Gastos mensais a partir de 221 kWh: desconto de 0% do valor.
Quilombolas e indígenas
- Gastos mensais entre 0 e 50 kWh: desconto de 100% do valor;
- Gastos mensais entre 51 e 100 kWh: desconto de 40% do valor;
- Gastos mensais entre 101 e 220 kWh: desconto de 10% do valor;
- Gastos mensais a partir de 221 kWh: desconto de 0% do valor.