Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a conta de luz em queda livre
Sabemos bem que uma das principais preocupações dos brasileiros é chegar o final do mês e não ter dinheiro para pagar sequer uma conta de luz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, uma notícia que acaba de ser confirmada simplesmente coloca a conta de luz em queda livre. Assim, com direito a uma mudança aprovada, o novo valor do imposto deixa milhares em festa. Vamos conferir?
Bom, de acordo com informações do portal Folha de São Paulo, hotéis, pousadas, mercadinhos, laboratórios de análise, centros comerciais, galpões de logística, grandes restaurantes e pequenas indústrias já podem escolher se querem continuar ligados na distribuidora ou migrar para o chamado mercado livre de energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, conforme as informações que foram divulgadas, a mudança começa a valer em 1º de janeiro do ano que vem, mas os interessados já podem dar início ao processo.
Para quem não sabe, com essa grande novidade é possível escolher de quem comprar a energia, por quanto tempo e que tipo de energia. Se quiser, pode comprar apenas fontes renováveis. Para incentivar a migração, as empresas que atuam nesse negócio oferecem descontos de 10% е 35%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, é importante deixar claro que os novos valores seriam para as empresas que gastam até 10 mil reais com luz por mês. Com a redução prevista pela Folha, o novo valor seria em torno de R$ 3,500, dependendo do fornecedor escolhido pelas empresas.
Assim, conforme divulgado pela fonte, o valor é negociado e depende de fatores como tipo de fonte, prazo do contrato, distância do gerador. Um guia para negociações no mercado livre é o PLD (Preço de Liquidação de Diferenças), atualmente cotado em R$ 69 pelo MWh (Megawatt-hora).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona o mercado livre de energia?
Sobre o mercado livre de energia, funciona da seguinte forma, existem geradores, que produzem energia, os comercializadores, que fazem as transações de compra e venda, e a CCEE (Câmara de Compensação de Energia Elétrica), que reúne os integrantes do mercado e acompanha as transações e cumprimento dos contratos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora que você já tem todas essas informações, caso você atenda aos requisitos e deseje fazer a mudança, é só aproveitar da melhor forma possível.