Comunicado urgente da Nubank chega para cerca de 100 milhões de clientes após brasileiros terem suas contas zeradas com golpe cibernético
A fintech Nubank publicou um comunicado urgente após clientes reclamarem de uma recente divulgação de fraude em nome do banco.
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Portanto, como forma de prevenir a aplicação de novos golpes, a instituição financeira enviou um comunicado oficial para os seus 100 milhões de clientes.
Vale ressaltar que segundo o FDR, a fraude que circulava consistia no envio de informações falsas sobre empréstimos em nome do banco.
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O golpe tinha início quando o cliente recebia mensagens sobre a liberação de recursos para sua conta.
Desse modo, a oferta é realizada por meio de canais não autorizados pela fintech, tanto por meio de mensagem de texto quanto por ligações falsas.
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Ao iniciar a solicitação, a vítima repassava os seus dados pessoais e o golpista cobrava um pedido de adiantamento para disponibilizar o valor em conta.
Sendo assim, ao prosseguir com a suposta operação de crédito, a vítima acabar caindo em um golpe e tem suas informações expostas.
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Com isso, o Nubank enviou um comunicado orientando sobre como os empréstimos do banco são realizados, afim de espalhar informação como forma de alertar seus clientes.
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Além disso, a instituição reforçou que todas as operações realizadas por ele devem ser efetuadas somente através do aplicativo da fintech.
Contudo, caso o cliente receba alguma mensagem de oferta de empréstimo e se interesse, o cidadão deve abrir o aplicativo e ver se o crédito realmente está disponível.
Ademais, ele desconfiar dos pedidos de adiantamento e preenchimento de formulários fora da plataforma oficial do banco.
Como evitar de cair em golpes da internet?
Portanto, para evitar cair em golpes, você pode:
- Criar senhas fortes
- Ativar a verificação em duas etapas
- Atualizar software
- Evitar clicar em links suspeitos
- Usar redes wi-fi seguras
- Monitorar transações financeiras
- Revisar configurações de privacidade
- Limitar compartilhamento de informações pessoais
- Analisar relacionamentos online
- Peça ajuda a alguém de confiança
No entanto, se cair em um golpe, você pode ligar para o seu banco e após isso, fazer um boletim de ocorrência pela internet, na Delegacia Virtual do seu estado.
Conclusões finais
Concluindo, o Nubank reforça seu compromisso com a segurança e transparência, orientando seus clientes a permanecerem atentos a comunicações suspeitas.
Portanto, a fintech destaca que todas as operações de crédito devem ser feitas exclusivamente pelo aplicativo oficial, evitando, assim, o risco de fraudes.
Dessa forma, ao oferecer informações claras sobre o processo de solicitação de empréstimos, o Nubank protege seus clientes e fortalece sua relação de confiança com o público.
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