A Agência Nacional de Vigilância Sanitária bateu o martelo e cravou proibição de marcas tradicionais de café
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão vinculado ao Ministério da Saúde que visa proteger a população de possíveis produtos ou ambientes que possam por em risco a vida do consumidor. Dessa forma, a autarquia entre em cena mais uma vez e surpreende a todos após desmascarar 8 marcas populares de café por nojeira.
Vale dizer que, o café, rico em proteínas e bastante consumido pelo povo brasileiro, é o amigo diário para aqueles que desejam melhorar o estado de alerta e a concentração. A cafeína serve para proporcionar mais energia e consegue mudar o humor de qualquer pessoa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ‘pretinho’ está presente no cotidiano de muitos, não somente pela manhã como no trabalho, em um lanche da tarde, ou até mesmo para ‘despertar’ em uma situação que exige mais atenção.
E, é devido seu alto consumo que a Anvisa precisou ter mais atenção quando relacionado a sua fabricação. Com isso, foram encontrados substâncias altamente perigosas para os consumidores. De acordo com o portal G1, mascas de café como Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta tiveram seus lotes apreendidos por conterem substâncias impuras em seu processo de fabricação.
Segundo a fonte, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu um lote da marca Fazenda Mineira e das outras marcas citadas anteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo de deu após serem encontrados no lote FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira e das demais marcas de café, pedaços de cascas e madeiras acima dos limites permitidos pela legislação misturados aos produtos. A situação foi considerada fraudulenta, pois o intuito seria aumentar o volume nos pacotes da mercadoria.
Na embalagem do produto constava que sua fabricante tratava-se de uma fábrica de Uberaba, localizada no Bairro Recreio dos Bandeirantes, que havia um histórico de má higienização, após em maio de 2023 ter sido interditada por haver irregularidades conforme as regras da Anvisa. No local, foram encontrados 83 irregularidades, incluindo a presença de ratos no local e a ausência de alvará.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
Veja logo a seguir a numeração dos lotes de cada marca de café recolhias pelo órgão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira;
- 046/23/3D da Jardim;
- 59 da Lenhador Extra Forte;
- 59 da Lenhador Tradicional;
- 58 da Balaio;
- 02 e 05 da Bico de Ouro;
- e 04 da Bico de Ouro 100% Puro Robust.
Pronunciamento das empresas:
Segundo o G1, o Café Balaio (empresa responsável pelas marcas Café Balaio, Café Lenhador Tradicional e Café Lenhador Extra Forte) se pronunciou sobre o ocorrido da época, destacando que estava em concordância com as normas. Além disso, mostrou surpresa em relação aos informes recebidos pelo Ministério da Agricultura.
A fabricante Café Balaio definiu o acontecimento como “uma falha pontual nos procedimentos que antecederam a torragem e moagem dos grãos de apenas dois lotes”. Mas, na ocisão, determinou que seria mais atenta aos seus processos de fabricação, logo em seguida recolheu todos os lotes que continham os produtos afetados.
Já em relação a empresa Indústria e Comércio Café de Uberaba responsável pela marca Fazenda Mineira, comunicou ao G1 em setembro do ano passado que “não há determinação de recolhimento de produtos da empresa no contexto da publicação datada de 22/09/2023. A empresa está com seu alvará regularizado e sua produção a todo vapor”.
Ainda, a fabricante também falou sobre a suspensão do produto. “Jamais se tratou do Café Fazenda Mineira. Destaca-se que a inspeção pontual ocorrida no dia 11/05/2023 diz respeito ao Café da marca UBER UBA cuja produção foi descontinuada. Diga-se de passagem, a empresa firmou compromisso junto ao Ministério Público de Uberaba que está em pleno e regular cumprimento, destacando a apresentação de certificados e laudos de qualidade de seus produtos”.
Por sua vez, as marcas Jardim, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta, não foram encontrados nenhuma nota ou comunicado sobre o ocorrido.
Porém, o TV FOCO estará disposto a ouvir qualquer pronunciamento das empresas citadas e disposto a fazer alterações nessa matéria.
Qual a função da Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.