ALERTA!
Contaminado com vidro e decreto da Anvisa: A retirada urgente da 3º maior marca de chocolates das prateleiras
27/07/2024 às 20h05
Chocolate de marca amada pelos brasileiros tem proibição cravada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e surpreendeu consumidores ao ser revelado o motivo; confira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um dos órgãos brasileiros cujo o objetivo é fiscalizar a produção e comercialização de produtos que apresentem riscos a saúde da população. Dessa vez, a autarquia precisou agir mediante a proibição da 3º maior marca de chocolates do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que, o chocolate é um dos doces mais amados pelos brasileiro, estando presentes em quase todos os tipo de sobremesas. Devido seu auto consumo, a Agência precisou intervir na comercialização de uma marca famosa, após serem encontrados pedaços de vidros dentro do produto.
Conforme informações do portal ‘G1’, no dia 18 de outubro de 2022, a Anvisa barrou a comercialização e distribuição de dois lotes da marca chocolate Garoto, por apresentar perigo a vida humana, ao serem encontrados pedaços de vidro em suas composições. A notícia surpreendeu o país, considerando que a marca é uma das mais famosas do território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os sabores de chocolates ao leite com Castanhas de Caju e Chocolate ao Leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas foram retirados imediatamente de circulação, com os lotes identificados como 225212941G e 225312941G. É importante ressaltar que, os demais produtos da Garoto permaneceram próprios para para consumo.
Pronunciamento da companhia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época do ocorrido, a empresa de gigante de chocolates enviou ao ‘G1’, um comunicado oficial, informando que os produtos contaminados foram recolhidos de forma imediata das prateleiras, afim de não causar nenhum dado moral e físico aos seus consumidores, além de atender de forma adequada todos os regulamentos estabelecidos pela Anvisa, respeitando as regras e seguindo de forma responsável com sues produtos.
“A GAROTO informa que está promovendo o recolhimento voluntário de um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju (L 225212941G, validade 09/09/2023) e um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju e Passas (L 225312941G, validade 10/09/2023), após ter identificado a possibilidade remota de que algumas unidades desses lotes tenham sido produzidas com pequenos fragmentos de vidro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de infecção e meningite: ANVISA proíbe produto nº1 das mães após ameaça aos bebês
● Bactéria, pelo de rato e +: Anvisa faz proibição contra 3 marcas populares de carne, salsicha e +1 popular
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas.
A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes. A empresa reforça que a qualidade e segurança de seus produtos são prioridades inegociáveis, e que adota rígidos padrões e controles em todas as etapas do processo produtivo e de distribuição.
A GAROTO reforça seu compromisso com a segurança dos seus consumidores e disponibiliza os canais 0800 055 95 50 e [email protected] para contato.”, disse a Garoto.
Situação atual
Com o acontecimento, a Garoto agiu de forma rápida e recolheu os produtos afetados, visto que apenas os produtos mencionados foram prejudicados. Após cumprimento de medidas, a empresa segue funcionando normalmente, oferecendo seus chocolates saborosos e cumprindo todas as medidas da Agência Nacional de Segurança Sanitária.
História da Garoto
A Garoto é uma renomada empresa de chocolates fundada no anod e 1929 por um imigrante alemão em Vila Velha, Espírito Santo. Reconhecida como uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, a Garoto possui carca de 70 produtos em seu portifólio e está presente em mais de 50 países.
Atualmente, é a terceira maior fabricante de chocolates do Brasil, sendo conhecida por suas caixas de bombons e tabletes familiares. A companhia tem grande prestígio no país e busca constantemente atender melhor seus consumidores.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: