Tudo o que você precisa saber sobre o comunicado do Serasa com pesadelo no CPF de brasileiros
O Serasa se trata da maior plataforma de negociação de dívidas do país. Em síntese, seu principal objetivo é ajudar o consumidor a sair da negativação.
Assim, se trata de um serviço gratuito para que os consumidores negociem dívidas sem precisar sair de casa, com descontos e condições especiais, como parcelamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, de acordo com o Serasa, a inadimplência no Brasil cresceu pelo segundo mês consecutivo. O aumento é de 1,19% em relação ao mês anterior, que corresponde a um acréscimo de 855 mil no número de consumidores inadimplentes. Ao todo, são 72,89 milhões de brasileiros em situação de inadimplência.
Assim, nesta quinta-feira (5), vocês saberão tudo sobre o comunicado do Serasa que confirma um verdadeiro pesadelo no CPF de brasileiros e traz 7 alertas máximos hoje.
Comunicado do Serasa
Por meio do seu portal oficial, o Serasa confirma 7 formas de evitar fraudes no seu CPF. Em síntese, se uma dívida foi feita no nome de uma pessoa, usando seu CPF, e ela não reconhece o valor que está sendo cobrado, provavelmente essa pessoa sofreu uma fraude ou seja, um golpe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Empréstimos com documentos falsificados a partir do número do CPF e nome da vítima.
- Abertura de contas em bancos para pegar talões de cheques e cartões de crédito usando o CPF da vítima.
- Golpes em site de relacionamento como o dos scammers, golpistas em tradução livre, que podem utilizar documentos como o CPF para fazer perfis que aparentam ser verificados e, assim, atrair vítimas.
Diante disso, a seguir, vocês irão conferir as melhores formas de evitar golpes com o seu CPF, segundo o comunicado do Serasa.
Como evitar golpes com o CPF?
- Mantenha seus documentos por perto. Isso evita que seja possível tirar fotos ou cópias dos documentos sem a permissão dos donos. Essa é uma forma de se resguardar contra clonagens.
- Desconfie dos testes online. A questão é que muitos desses testes, na verdade, são iscas para ter acesso a seus dados. Portanto, é necessário ficar atento e recusar compartilhar dados pessoais apenas para acessar a um teste ou jogo virtual.
- Cuidado com sites de compra. Pesquise sobre a reputação da loja e procure entrar no site oficial direto. Links com redirecionamentos podem te encaminhar para sites corrompidos e que roubam dados.
- Atenção ao descartar cartões, documentos e contas. Nunca jogue suas contas no lixo sem rasgá-las em muitos pedaços. Isso evita que o papel caia nas mãos erradas.
- Monitore seu CPF. Utilizar um serviço de alerta que informa a cada vez que houver uma tentativa de fraude com o seu CPF é outra ação que pode ajudar a evitar os golpes.
- Cuidado com e-mails de alerta. Confira quem é o remetente do e-mail e só entre em contato com a empresa através de canais oficiais que estejam publicados nas redes ou site dela.Algumas empresas podem enviar a cobrança, mas o remetente tem que ser o divulgado oficialmente pela instituição.
- Desconfie de contatos desconhecidos oferecendo prêmios. De um modo geral, informam a existência de um prêmio e pedem para que a vítima entre em contato. Quando a pessoa liga, porém, eles pedem seus dados e pronto, a fraude está feita.
COMO LIMPAR O NOME NO SERASA?
A seguir, confira 4 passos para sair das dívidas:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Consulte o seu CPF na Serasa: Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou o aplicativo da Serasa, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada. Ao concluir o login, se você tiver uma dívida atrasada ou negativada, ela aparecerá na tela.
- Verifique as informações sobre a sua dívida: Após visualizar sua dívida, clique em “Ver oferta” para conhecer as opções de pagamento disponíveis para você. Basta, escolher a que melhor se encaixa no seu orçamento e a data de vencimento dos boletos, caso queira parcelar seu acordo. Para manter a exclusão da dívida negativada, é importante pagar o acordo até o final.
- Confirme as opções de pagamento escolhidas: Após escolher a opção de pagamento mais interessante para você, verifique com cuidado os detalhes do acordo feito e clique em “Declaro que li e concordo com os termos e condições”. Aí, é só avançar e pronto! Seu acordo de negociação estará concluído.
- Aguarde a retirada da negativação: Agora, é só fazer o pagamento do boleto gerado em uma lotérica, agência bancária ou pelo seu celular. Para aqueles que escolheram negociar a dívida em parcelas, o CPF deve sair do cadastro de inadimplentes em até cinco dias úteis após o pagamento do primeiro boleto. Mas, você precisa cumprir com o pagamento de todas as parcelas para ter seu nome livre de negativações.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO SERASA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE