Inicialmente, Apocalipse enfrentou uma verdadeira crise de audiência, interferências da Igreja Universal e polêmicas com ataques à Igreja Católica. Agora, a trama até está conseguindo uma certa recuperação, impulsionada pelo sucesso da reprise de Os Dez Mandamentos. No entanto, vencer o SBT no horário ainda é um desafio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Emilio Dantas dá adeus a Rubinho e sobe em trio para gravar música da abertura de Segundo Sol
Até o capítulo atual, a trama sobre o Juízo Final não agradou suficientemente ao público e registra a menor audiência entre todas as novelas bíblicas da Record. Pior: dificilmente vai conseguir reverter esse resultado. É o que informa o colunista Ricardo Feltrin.
A média da novela bíblica está em 7,6 pontos, contra 9,9 do SBT. Cada ponto vale por cerca de 72 mil domicílios na Grande SP. Até o momento, o folhetim só venceu o canal de Silvio Santos apenas duas vezes desde o primeiro capítulo. É um resultado bastante questionado internamente, já que na concorrente há uma novela que já está no ar há mais de um ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja a média de audiência das outras novelas da Record com o mesmo número de capítulos:
“Os Dez Mandamentos”: 13,8 pontos de média
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Rei Davi”: 12,0 pontos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“José do Egito”: 12,8
“Sansão e Dalila”: 10,3 pontos
“A Terra Prometida”: 14,5 pontos
“O Rico e o Lázaro”: 10,3
“Apocalipse”: 7,6 pontos.
Vale lembrar que, nos últimos anos, a emissora da Barra Funda vem tendo problemas para cumprir cronogramas de produção e definir datas para estreia e encerramento de suas novelas, enfrentando muitos atrasos e imprevistos. E com Apocalipse, esse tipo de entrevero vem se repetindo. Acontece que os trabalhos de Jesus, sua próxima novela bíblica, estão atrasados, e com isso, ainda não há uma definição a respeito do encerramento do atual folhetim.
+ Globo toma medida drástica e escala novo autor para salvar Deus Salve o Rei
De acordo com a colunista Patrícia Kogut, a equipe de produção de Apocalipse, incluindo a autora, Vivian de Oliveira, trabalha sem a previsão de quando a novela chegará ao fim, algo que dificulta o planejamento da história. Desde a estreia, o folhetim já sofreu diversas alterações no número de capítulos. Devido a baixa audiência, a autora precisou acelerar alguns acontecimentos da trama, e agora, com o atraso na produção da próxima novela, ela deverá esticar a duração.
RETORNO
Após engatar uma boa sequência de trabalhos na Globo, com atuação mais recente em Novo Mundo, no ano passado, Vanessa Gerbelli deixou a emissora carioca e acertou seu retorno à Record após seis anos. A atriz de 44 anos estará no elenco de Jesus, próxima novela bíblica da emissora, e terá um papel de destaque na produção. O último trabalho de Gerbelli na Record havia sido na novela Vidas em Jogo (2011/2012).
A equipe de Jesus já iniciou as pesquisas de época, procura por locações e os testes com atores para montar o elenco. A Record ainda não definiu o protagonista da produção, mesmo com os insistentes pedidos de Theo Becker para ficar com o papel principal.
A intenção da emissora é lançar o folhetim apenas em agosto, fugindo da concorrência com os jogos da Copa do Mundo, na Globo. A autora Paula Richard, no entanto, já se adiantou e entregou o primeiro bloco de capítulos da trama.