Continuação de Verdades Secretas dá chance para Walcyr Carrasco responder críticos e consertar furos da novela
15/08/2018 às 19h05
Walcyr Carrasco se tornou uma espécie de “galinha dos ovos de ouro” da Globo. Depois de assinar novelas que foram sucesso em diferentes faixas de horários na emissora, o autor demonstra ser versátil, vai se consolidando como o principal novelista da Globo na atualidade, e já se encaminha para entrar no hall dos maiores da história do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A crítica especializada, no entanto, não vem concordando muito com a ideia de que o sucesso do autor está associado à qualidade irretocável de parte dos seus trabalhos, principalmente os mais recentes. Mas também é fato que com o amadurecimento e renovação de conteúdo das produções para TV, além do surgimento das temidas redes sociais, o nível de exigência por qualidade cresceu consideravelmente em relação a outros tempos.
Responsável por sucessos como O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005) e Amor à Vida (2013), Walcyr surpreendeu recentemente com O Outro Lado do Paraíso. A trama, que a princípio não despertou tanta expectativa, terminou como a maior audiência da faixa das 21h desde o fenômeno Avenida Brasil (2012). A crítica e parte do público, no entanto, questionou bastante esse êxito, apontando furos, situações inverossímeis e uma trama que não estaria à altura do destaque alcançado, mesmo com o autor fazendo questão de afirmar que a novela se propunha a resgatar um estilo clássico de folhetim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E nesta terça-feira (14), Walcyr surpreendeu ao revelar que Verdades Secretas (2015), um de seus sucessos recentes, ganhará uma continuação. A trama estrelada por Camila Queiroz e Rodrigo Lombardi foi destaque na faixa das 23h da emissora, é sucesso em diversos países, e chegou a ganhar um Emmy Internacional de melhor telenovela em 2016.
Verdades Secretas pode ser considerada a obra mais madura de Walcyr até aqui, muito pela liberdade que obteve no horário. E com isso, o resgate da trama poderia representar um risco para o autor, que voltaria a tocar em algo já consolidado. Mas a história não é bem por aí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se o próximo trabalho de Walcyr for de fato a continuação de Verdades Secretas, a trama viria a calhar e poderia servir como uma espécie de resposta do autor à crítica. Trata-se de um grande desafio, principalmente por ser um tipo de trabalho raro na teledramaturgia da emissora, mas que se bem realizado, poderá “consagrar” o novelista.
Com a retomada da obra, o autor também terá a oportunidade de corrigir furos na trama. Apesar do sucesso e da premiação internacional, Verdades Secretas apresentou problemas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
Walcyr não tem pudor em falar sobre suas inspirações para folhetins. Com O Outro Lado do Paraíso, por exemplo, ele admitiu que O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, serviu como grande referência para a trama. No caso de Verdades Secretas, o autor não chegou a comentar publicamente sobre alguma inspiração, mas é possível notar semelhanças da novela com a história do polêmico livro Lolita, clássico de Vladimir Nabokov, que acompanha a trama de um homem que vive um romance proibido com uma menina menor de idade, e começa um namoro com a mãe dela apenas para estar mais próximo da garota. Quando a mãe finalmente descobre o caso dele com a filha, fica abalada e acaba se suicidando. Coincidência?
Finais de novelas raramente são aprovados de forma unânime e não passam ilesos no quesito furos. E o último capítulo de Verdades Secretas sofreu com isso. Por exemplo, o clímax final em que Angel (Camila Queiroz) atira diversas vezes contra Alexandre (Rodrigo Lombardi) em um momento a sós dos dois em uma lancha; joga o corpo do vilão ao mar e conta à polícia que ele simplesmente bateu com a cabeça e caiu na água, saindo ilesa da história. Simples assim, sem grandes investigações das autoridades, e com as balas “desaparecendo” do corpo da vítima. Ou será que foi apenas uma estratégia consciente do autor para um futuro plot twist?
Outra situação diz respeito à transformação de Arlete em Angel. No início da história, a personagem, uma jovem tímida do interior, chega à cidade grande em busca do sonho de se tornar modelo. Em poucos capítulos, sem nenhuma sutileza e cuidado na transição, ela já havia se tornado uma jovem com atitudes maduras, e que parecia já estar ambientada àquele universo há um bom tempo.
Situações pouco sutis e inverossímeis como essas são recorrentes no universo dos folhetins clássicos, o que poderia oferecer um certo “desconto” ao autor, que faz parte desse nicho com sua “licença poética”, mas por se tratar de uma produção que primava pelo realismo e em um horário que propõe justamente isso, falhas como essas têm um peso negativo muito maior.
No fim das contas, Verdades Secretas acabou se sobressaindo, tornou-se um sucesso e até referência, mas seu retorno também será uma boa oportunidade para que o autor, mais experiente com esse trabalho, possa fazer as correções necessárias na obra e provar a sua capacidade de forma definitiva.
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.