Nova lei dos retrovisores, em vigor após medida do Contran em 2024, atinge inúmeros motoristas, que devem ficar atentos com mudanças
Diariamente, milhares de brasileiros utilizam seus veículos para se locomover pelo Brasil. Desse modo, é de extrema importância que os motoristas fiquem atentos as leis do Contran, responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste ano, o Conselho Nacional de Trânsito emitiu um alerta sobre uma nova lei dos retrovisores, que está em vigor, com uma obrigação que atinge os motoristas. Nesta quinta-feira, 15, você saberá todos os detalhes sobre ela.
Desde janeiro deste ano, todo carro vendido no Brasil passou a ser obrigado a ter novos itens de segurança, como faróis de uso diurno e controle de estabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Auto Esporte, a nova lei do Contran também trouxe mudanças nos retrovisores de veículos escolares a partir de 2024.
Há mudanças técnicas como definição de tipos de equipamentos, regularização de câmeras e monitores, entre outros atributos, nos retrovisores de veículos escolares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As regras são válidas para os novos veículos produzidos ou importados, que tenham recebido o primeiro registro de código de marca, modelo e versão junto ao governo a partir de 1º de janeiro de 2019.
Desse modo, os motoristas devem eliminar os pontos cegos das laterais e do entorno dos veículos escolares devido a nova lei. O posicionamento e a exibição da imagem para o motorista também devem estar adequados à estatura das crianças.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Controle de estabilidade (ESP)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, o controle eletrônico de estabilidade também possuí a obrigatoriedade em 100% da produção de veículos cujos projetos tenham recebido o código de marca, modelo e versão antes de 1º de janeiro de 2020.
O controle eletrônico de estabilidade impede que o motorista perca o controle do carro em situações de risco, além de conseguir identificar se o movimento a corresponde à direção real em que o veículo está se movendo.
Luz diurna de rodagem (DRL)
A luz diurna de rodagem se tornou obrigatória para todo carro produzido no Brasil, seja de LED ou lâmpada halógena.
Desse modo, agora, o uso dessa luzes supre a necessidade de usar os faróis baixos em rodovias durante o dia.
Qual a diferença do Contran e do Denatran?
O Conselho Nacional de Trânsito é o órgão coordenador, normativo e consultivo máximo, da política nacional de trânsito, ou seja, o Contran é órgão que define as normas e regras de trânsito.
Já o Denatran garante o cumprimento dessas normas a nível nacional, além de executar as normas a nível estadual.