Saiba tudo sobre uma lei de trânsito das cadeirinhas chegando com proibição e multa, com o Contran cravando veredito
Neste ano, os motoristas de todo o Brasil precisam estar atentos e redobrar os cuidados, pois uma nova lei de trânsito em vigor promete mudar a vida dos brasileiros de vez, podendo até arrancar a carteira de alguns veículos, além de uma multa pesada no bolso para pagar, algo que deu o que falar esta semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do site “uol.com”, o qual informou no dia 11 de abril deste ano, que o Contran decretou a proibição do não uso das cadeirinhas para o transporte de crianças, com os motoristas sendo obrigados a utilizar o equipamento, com o risco de uma multa pesada para quem descumprir a medida.
De acordo com a fonte, a Resolução nº 819/2021 deixou bem claro todas as medidas que devem ser tomados, em um decreto oficial, dizendo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Para transitar em veículos automotores, as crianças com idade inferior a dez anos que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura devem ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança ou dispositivo de retenção”, disse o Contran.
Além disso, há outros dispositivos que podem ser utilizados:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Bebê conforto: 0 a 1 ano ou com peso de até 13 kg;
- Cadeirinha: 1 a 4 anos ou com o peso de 9 a 18 kg;
- Assento de elevação: mais de 4 anos e até 7 anos e meio, ou com até 1,45 metro de altura e peso de 15 a 36 kg;
- Cinto de segurança: mais de 7 anos e meio, e igual ou inferior a 10 anos, ou crianças com altura superior a 1,45 metro de altura.
Além disso, caso haja o descumprimento da lei, o motorista corre o risco de sofrer uma multa no valor de R$ 293,47, podendo receber 7 pontos na CNH.
A proposta ainda visa aumentar mais as punições para aqueles que persistirem em não cumprir as leis, aumentando o valor das multas e as penalidades, deixando os brasileiros apreensivos em fazerem de tudo para não perdem a carteira de motorista, que corre o risco de ser suspensa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
Quantos pontos são necessários para se perder a carteira de motorista?
Segundo as informações do mesmo site, conforme os dados do Código de Trânsito Brasileiro, se o motorista tiver acumulado um total de 20 pontos ou mais em um período de até 12 meses (1 ano), isso pode levar à suspensão da CNH de forma completa, com o fim do documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE