ATENÇÃO

Contrato rasgado: Tarcísio baixa decreto no metrô de SP e fim vital atinge em cheio linha popular de paulistas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Tarcísio de Freitas arma nova linha de metrô em São Paulo (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Uma decisão de Tarcísio de Freitas afeta uma famosa linha de metrô de São Paulo. Para quem não sabe, a região paulista tem várias linhas que conectam milhões de passageiros pela cidade. E essas linhas para funcionar, precisam de uma concessão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Basicamente, cabe ao governo do Estado de São Paulo autorizar ou não determinada empresa a operar. Sempre que abre uma licitação, os dirigentes paulistas escutam as propostas e vão escolher a melhor para ter autorização para funcionar. E assim como libera, o Estado pode também revogar.

E conforme informações do site Revista Oeste, em 12 de julho de 2024, o governo de São Paulo informou a revogação do contrato de concessão da linha 15-Prata do Metrô com o Grupo CCR. Vale lembrar que a empresa teve o direito de operar a linha por 20 anos, contudo, ela sequer chegou a assumir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O motivo para isso é uma ação judicial movida pelo Sindicato dos Metroviários. Em 2019, a Justiça de São Paulo cancelou a licitação, e recusou parcialmente em 2022, quando anulou a decisão em segunda instância, sem definir a operação pela concessionária. Após tantas discussões, Tarcísio de Freitas e a CCR enfim encerraram a disputa pela linha 15-Prata.

Ela é uma das mais tradicionais de SP, e é a única com trens trafegando em apenas um trilho. Ela é responsável por realizar ligações entre as estações Vila Prudente e Jardim Colonial, na Zona Leste da capital. Ela tem o único monotrilho em funcionamento entre as obras previstas do sistema de expansão da Copa do Mundo de 2014. A gestão de Tarcísio de Freitas, até aquele momento, não divulgou se haverá uma nova licitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUANTOS METRÔ TEM EM SÃO PAULO?

De acordo com o site Metro.sp, a rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Vale destacar que é a maior do país e também a que sempre se destaca quando o assunto é isso tipo de transporte.

Outra também gigante é a do Estado do Rio de Janeiro, que fica em segundo lugar em relação à estrutura e tamanho de linhas. Ambas fizeram sucesso quando o assunto foi obras da Copa do Mundo de 2014.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile