Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, surpreende com decisão envolvendo linha popular de metrô da região e pega passageiros de surpresa
Uma decisão de Tarcísio de Freitas afeta uma famosa linha de metrô de São Paulo. Para quem não sabe, a região paulista tem várias linhas que conectam milhões de passageiros pela cidade. E essas linhas para funcionar, precisam de uma concessão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Basicamente, cabe ao governo do Estado de São Paulo autorizar ou não determinada empresa a operar. Sempre que abre uma licitação, os dirigentes paulistas escutam as propostas e vão escolher a melhor para ter autorização para funcionar. E assim como libera, o Estado pode também revogar.
E conforme informações do site Revista Oeste, em 12 de julho de 2024, o governo de São Paulo informou a revogação do contrato de concessão da linha 15-Prata do Metrô com o Grupo CCR. Vale lembrar que a empresa teve o direito de operar a linha por 20 anos, contudo, ela sequer chegou a assumir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo para isso é uma ação judicial movida pelo Sindicato dos Metroviários. Em 2019, a Justiça de São Paulo cancelou a licitação, e recusou parcialmente em 2022, quando anulou a decisão em segunda instância, sem definir a operação pela concessionária. Após tantas discussões, Tarcísio de Freitas e a CCR enfim encerraram a disputa pela linha 15-Prata.
Ela é uma das mais tradicionais de SP, e é a única com trens trafegando em apenas um trilho. Ela é responsável por realizar ligações entre as estações Vila Prudente e Jardim Colonial, na Zona Leste da capital. Ela tem o único monotrilho em funcionamento entre as obras previstas do sistema de expansão da Copa do Mundo de 2014. A gestão de Tarcísio de Freitas, até aquele momento, não divulgou se haverá uma nova licitação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANTOS METRÔ TEM EM SÃO PAULO?
De acordo com o site Metro.sp, a rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Vale destacar que é a maior do país e também a que sempre se destaca quando o assunto é isso tipo de transporte.
Outra também gigante é a do Estado do Rio de Janeiro, que fica em segundo lugar em relação à estrutura e tamanho de linhas. Ambas fizeram sucesso quando o assunto foi obras da Copa do Mundo de 2014.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE