Convênio da Unimed atravessou situação delicada e deixou clientes em apuros
Os planos de saúde são uma opção para quem que deseja contratar serviços de saúde podendo ter melhor previsão de seus gastos com assistência médica. No Brasil, um dos convênios mais conhecidos é o da Unimed, que está presente em praticamente todo o território. Nessa matéria, no entanto, trataremos de uma situação bastante delicada.
Isso porque um dos convênios da Unimed vem passando por uma situação delicada é o da Unimed Rio. Acontece que a companhia afundou com a perda de R$ 3,2 bilhões e deixou 600 mil clientes desesperados. A Seguros Unimed enviou notificação judicial à Vara Federal do Rio envolvendo o acordo de planos de saúde da Unimed Rio.
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De acordo com informações do Valor Econômico, a Seguros Unimed rompeu o acordo da garantia para assumir a carteira de planos de saúde do convênio. Dessa forma, o acordo será cancelado caso a Unimed Rio não consiga solucionar seu passivo financeiro e reduzir a taxa de reclamações de clientes até 2024, o que preocupou.
A Unimed Rio está com um prejuízo milionário. No primeiro trimestre de 2023, a empresa ficou com R$ 840 milhões negativos. Além disso, a cooperativa está com patrimônio líquido negativo em R$ 3,2 bilhões. Para piorar, conforme o Valor Econômico, a empresa do Rio tem o índice de queixas 12 vezes maiores em comparação as grandes operadoras.
Mudança:
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Diante de tantos problemas, foi assinado em abril de 2024 que os beneficiários da Unimed Rio passariam a ser atendidos pela Unimed Ferj.
Segundo o portal Gov.com, a convênio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde.
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A ANS ressalta que a realização da transferência de carteira não poderá acarretar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários.
Como escolher o melhor plano de saúde?
Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:
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● tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
● possibilidade de coparticipação;
● tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
● abrangência: se nacional ou regional;
● períodos de carência;
● reajuste por idade;
● amplitude da rede credenciada.