EITA
Preocupante: Convênio da Unimed afunda com perda de R$ 3,2 bilhões e deixa 600 mil clientes em desespero
05/06/2024 às 22h20
Convênio da Unimed passa por uma situação delicada e clientes sofreram consequências por conta dessa situação
Não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que o Brasil é um dos raros países do mundo que oferece um serviço de saúde gratuito, o SUS (Sistema Único de Saúde). Entretanto, existe também a opção de contratar os planos de saúde. Sendo que um dos convênios mais conhecidos é o da Unimed, que está presente em praticamente todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria, no entanto, trataremos de uma situação difícil. Isso porque um dos convênios da Unimed, a Unimed Rio, vem passando por uma situação delicada. Acontece que a companhia afundou com a perda de R$ 3,2 bilhões e deixou 600 mil clientes desesperados. Diante disso, a empresa transferiu em abril todos os seus beneficiários para a Unimed Ferj (Unimed do Estado do Rio de Janeiro).
A notícia foi confirmada em primeira mão pelo jornal O Globo. De acordo com informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed-Rio tem 452.598 beneficiários em planos de assistência médica e 33.150 beneficiários em planos exclusivamente odontológicos. Não haverá alterações de preço, produtos, rede e carências com a transferência dos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os médicos (são cerca de 4 mil cooperados) também vão continuar com as mesmas condições atuais da Unimed Rio. A decisão da transferência dos clientes ocorreu numa reunião feita pela diretoria colegiada do órgão regulador, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed, além dos dois convênios envolvidos.
A Unimed-Rio estava sob direção fiscal e técnica da ANS desde 2015. Segundo a ANS, o convênio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde. “A ANS ressalta que a realização da transferência de carteira não poderá acarretar em qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários”, informou a agência em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como escolher o melhor plano de saúde?
Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:
● tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
● possibilidade de coparticipação;
● tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
● abrangência: se nacional ou regional;
● períodos de carência;
● reajuste por idade;
● amplitude da rede credenciada.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Globo confirma hoje (16) anúncio da Uber com exclusão de milhares de carros em 2025, inclusive o HB20
● Rasteira em Viola, Berta apunhalada e maldade contra Fátima: 3 reviravoltas chegam voando em Mania de Você
● Gerson e dupla de Arrascaeta: Sampaoli quer arrancar 2 estrelas do Flamengo pra desespero de Landim
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]