O jornalista William Waack está no meio de uma grande polêmica. Ele foi afastado na noite da última quarta-feira, 08 de novembro, das suas funções como âncora e editor do Jornal da Globo, último informativo exibido pela emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Atriz da Globo detona William Waack, quebra internet e dispara: “racista”
Um vídeo onde ele teria tido uma posição racista ao ver um motorista buzinar sem parar foi o motivo que fez a Globo desligá-lo temporariamente do comando do telejornal. Waack já se posicionou, pediu desculpas e afirmou não ter feito nenhum ataque racista.
Já Paulo Sotero, em conversa com o portal F5, garantiu não se lembrar do acontecido. “Não é algo que tenha ficado registrado na minha memória. A julgar pelo vídeo, reajo a algo que se passa à minha frente no momento em que estou concentrado à espera de um sinal para entrar no ar”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“No vídeo, não consigo ouvir o que o William me diz. Surpreende-me a informação sobre comentário racista. Não acho graça nenhuma em racismo e não creio que o William tenha postura diferente sobre ao assunto”, concluiu.
GLOBO TOMA MEDIDA CONTRA WILLIAM WAACK:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dois sertanejos ‘héteros’ se envolvem em romance gay e mulheres descobrem traição: “com mais homens na cama”
● Chitãozinho vê filho se envolver em escândalo com ex-mulher, após herdeiro deixar neta passar necessidade
● Após polêmicas, Porta dos Fundos peita os cristãos e vai produzir novo especial de Natal
Conforme antecipamos aqui no TV Foco, o apresentador do Jornal da Globo há 12 anos, William Waack está sendo acusado de racismo após ter vídeo polêmico vazado na internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em vídeo publicado nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (08), Waack, de 65 anos, aparece durante intervalo do Jornal da Globo xingando e fazendo ofensas racistas. Nas imagens, onde o jornalista global aparece ao lado de um comentarista, ele está num local em frente à Casa Branca, sede do governo norte-americano.
Ao ouvir um carro buzinando na rua, Waack fica irritado e solta o ataque racista. “Tá buzinando por quê, seu merda do cac*te? Não vou nem falar, porque eu sei quem é… é preto. É coisa de preto!”, diz o jornalista ao colega, enquanto ri (assista o vídeo no final da publicação).
Atualmente, além de apresentador do Jornal da Globo (que comanda sozinho desde a saída de Christiane Pelajo, em 2015), Waack também comanda o programa Painel, no canal pago Globo News. O jornalista está na emissora desde 1996.
Diante da enorme repercussão do episódio, a Globo resolveu se pronunciar. A emissora afastou oficialmente o jornalista de suas funções e também soltou um editorial como resposta para o público. Por sinal, o editorial foi lido por Renata Lo Prete, que comandou o “Jornal da Globo” já nesta quarta-feira (8) no lugar de William Waack.
“A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.
Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.
William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.”