CORRE

Atenção, carteira recheada: Trabalhadores CLT são convocados para saque de R$ 6.220 do FGTS em 4 passos

09/08/2024 às 0h23

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Entenda saque extraordinário do FGTS (Foto: Divulgação)

Garantido pela lei, o benefício terá acesso extraordinário liberado até a próxima semana para uma longa lista de pessoas; processo pode ser feito online

Considerado um dos benefícios mais importantes dos trabalhadores, o FGTS é integrado às regras da CLT no Brasil. O dinheiro, na verdade, é uma poupança criada pela empresa ao contratado, na intenção de protegê-lo nos casos de demissão sem justa causa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, os valores têm servido para dar entrada em financiamentos, colocar as contas em dia, entre outras coisas aos profissionais que tiveram a carteira assinada. Porém, o saque pode ser feito somente ao sair do emprego ou em condições especiais, como no mês do aniversário.

Este ano, porém, o Governo Federal liberou um novo acesso extraordinário ao FGTS. Desta vez, o foco fica sobre o Rio Grande do Sul, onde os moradores poderão solicitar o Saque Calamidade para recomeçar a vida, após a tragédia climática que atingiu o estado e destruiu diversas casas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FGTS, William Bonner
O FGTS é um direito garantido por lei ao trabalhador CLT, demitido sem justa causa (Foto: Divulgação)

Segundo a Caixa Econômica Federal, que administra o benefício, o trabalhador pode sacar até R$ 6.220 de cada conta de sua própria titularidade. No entanto, é preciso que já exista alguma declaração formalizada da Defesa Civil sobre a região do cidadão, como é o caso dos gaúchos.

O objetivo da liberação é fazer com que a pessoa, que tenha algo a receber, consiga atender às necessidades pessoais, como alimentação, medicação e moradia. Na situação do Rio Grande do Sul, o pedido deve ser feito até, no máximo, o dia 15 de agosto, que cai na próxima semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Monitor do Mercado, existem 4 passos que devem ser seguidos para ter acesso ao dinheiro. Para alguns dos beneficiários, o processo pode ser feito rapidamente pela internet, enquanto outros dependerão de ajuda nas agências da Caixa que oferecem o serviço. Veja!

Aplicativo FGTS: Baixe no celular, faça login e siga as instruções;

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portal da internet: Acesse o site oficial, faça login e selecione a opção “Saque Calamidade”;

Atendimento Telefônico: Ligue para o número 111 e consulte um especialista;

Caixa Econômica Federal: Vá até uma das agências com os documentos pessoais.

FGTS
Moradores do Rio Grande do Sul podem solicitar o Saque Calamidade do FGTS (Foto: Divulgação)

Como saber quanto tenho de FGTS?

Segundo a Caixa Econômica Federal, é preciso baixar o aplicativo do FGTS para fazer a consulta. Se houver algum dinheiro para ser liberado, o usuário deve indicar uma conta de sua própria titularidade, de qualquer banco, para ter acesso à quantia.

Destaque
FGTS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.