Garantido pela lei, o benefício terá acesso extraordinário liberado até a próxima semana para uma longa lista de pessoas; processo pode ser feito online
Considerado um dos benefícios mais importantes dos trabalhadores, o FGTS é integrado às regras da CLT no Brasil. O dinheiro, na verdade, é uma poupança criada pela empresa ao contratado, na intenção de protegê-lo nos casos de demissão sem justa causa.
Hoje, os valores têm servido para dar entrada em financiamentos, colocar as contas em dia, entre outras coisas aos profissionais que tiveram a carteira assinada. Porém, o saque pode ser feito somente ao sair do emprego ou em condições especiais, como no mês do aniversário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este ano, porém, o Governo Federal liberou um novo acesso extraordinário ao FGTS. Desta vez, o foco fica sobre o Rio Grande do Sul, onde os moradores poderão solicitar o Saque Calamidade para recomeçar a vida, após a tragédia climática que atingiu o estado e destruiu diversas casas.
Segundo a Caixa Econômica Federal, que administra o benefício, o trabalhador pode sacar até R$ 6.220 de cada conta de sua própria titularidade. No entanto, é preciso que já exista alguma declaração formalizada da Defesa Civil sobre a região do cidadão, como é o caso dos gaúchos.
O objetivo da liberação é fazer com que a pessoa, que tenha algo a receber, consiga atender às necessidades pessoais, como alimentação, medicação e moradia. Na situação do Rio Grande do Sul, o pedido deve ser feito até, no máximo, o dia 15 de agosto, que cai na próxima semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Monitor do Mercado, existem 4 passos que devem ser seguidos para ter acesso ao dinheiro. Para alguns dos beneficiários, o processo pode ser feito rapidamente pela internet, enquanto outros dependerão de ajuda nas agências da Caixa que oferecem o serviço. Veja!
Aplicativo FGTS: Baixe no celular, faça login e siga as instruções;
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portal da internet: Acesse o site oficial, faça login e selecione a opção “Saque Calamidade”;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atendimento Telefônico: Ligue para o número 111 e consulte um especialista;
Caixa Econômica Federal: Vá até uma das agências com os documentos pessoais.
Como saber quanto tenho de FGTS?
Segundo a Caixa Econômica Federal, é preciso baixar o aplicativo do FGTS para fazer a consulta. Se houver algum dinheiro para ser liberado, o usuário deve indicar uma conta de sua própria titularidade, de qualquer banco, para ter acesso à quantia.