Saiba tudo sobre uma proibição contra uma marca de chocolate n°1 feita pela Anvisa, com risco de ter o coração parando
A Anvisa cumpriu o seu dever em proteger a população e os consumidores de riscos à saúde, com uma proibição de uma marca popular de chocolate rival da Nestlé, com graves acusações que poderiam trazer sérias complicações aos clientes dos mercados, algo que repercutiu bastante este mês.
As informações são do site “consultas.anvisa.gov.br”, o qual informou no dia 11 de setembro de 2023, que um lote de chocolate em pó solúvel, da marca Guimarães, foi proibido de ser comercializado, pois estava com a presença de cádmio fora dos padrões aceitáveis para consumo, algo bastante perigoso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio de um relatório oficial, a Anvisa trouxe mais detalhes, dizendo:
“Considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio, conforme Laudo de Análise Fiscal nº 1111.1P.0/2023, conclusivo, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo; infringindo: inciso IV art. 48, do Decreto-Lei nº 986/1969”, afirmou o órgão.
Para aqueles que não sabem, a intoxicação por metais pesados, como o cádmio, pode provocar graves complicações no corpo humano, até mesmo afetando o coração, com os seguintes sintomas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- náuseas;
- vômitos;
- diarreia;
- dor de cabeça;
- dor abdominal;
- arritmia;
- aumento da pressão arterial, dentre outros.
É importante que você evite ingerir alimentos sem conhecer a sua origem, e também evite usar objetos e utensílios que possuem metais pesados na sua composição, diminuindo assim o risco de possíveis complicações de saúde, tomando as devidas precauções.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos, com a situação da medida cautelar estando como vencida no portal oficial da Anvisa, sem mais problemas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
Vale ressaltar que algumas dessas marcas são nomes de peso na indústria de alimentos do Brasil, com anos de serviço competente e de respeito aos brasileiros, e erros assim podem acontecer na fabricação, com todos os cuidados e medidas tomadas pensando na saúde e bem-estar do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais produtos precisam da aprovação do órgão regulador no Brasil?
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, devendo ser sempre analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação.