Com morte confirmada, o corpo de Maguila deve ser sepultado sem o cérebro; veja motivo
Na última quarta-feira (24), o Brasil se despediu de um dos maiores boxeadores de sua história. José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu em São Paulo, aos 66 anos.
De acordo com informações do portal GE, da Globo, o principal peso-pesado e uma das direitas mais pesadas do boxe brasileiro sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A notícia do falecimento de Maguila acabou sendo confirmada pela sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista ao canal de TV “Record”.
“Ele estava, ficou 28 dias internado, e a gente procurou não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica… Há 30 dias, acabou sendo descoberto um nódulo no pulmão. Ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia”, relatou Irani.
Além disso, o perfil oficial de Maguila nas redes sociais também publicou post em que confirma o falecimento do lutador. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Adilson Maguila, uma figura emblemática e muito querida dentro e fora do ringue. Deixa um legado inestimável no esporte e na vida de muitos brasileiros. Maguila permanecerá vivo em nossas memórias e corações”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SEPULTAMENTO
De acordo com informações do portal TV Prime, Maguila poderá ser sepultado sem o cérebro. Assim, isso se deve ao fato de que o ex-pugilista havia manifestado o desejo de doar o órgão para a ciência.
Assim, no ano de 2018, o famoso assinou um documento autorizando a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) a utilizar seu cérebro para estudos sobre Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma doença degenerativa que o acometeu após anos de exposição a golpes na cabeça durante a carreira no boxe.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Roberto Cabrini e equipe fazem história em 2024 na Record e são PREMIADOS 3 vezes
● Rombo multimilionário: Falso filho de Gugu é obrigado a abrir mão e devolver mansão de R$7M do apresentador
● Andressa Urach cospe na cara de famosa, leva surra em pancadaria e surge em foto com rosto ensanguentado
A saber, a doação faz parte de um estudo realizado pela FMUSP sobre os impactos de lesões repetidas na cabeça em atletas. Assim, Maguila havia formalizado a declaração de vontade, um documento legal que permite a retirada do cérebro após sua morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IMPORTANTE
É importante salientar que a declaração de vontade acabou sendo registrada, mas o procedimento só será finalizado se a família do famoso autorizar a retirada do cérebro e comunicar o falecimento às autoridades competentes.
Assim, caso tudo seja confirmado, o corpo será enterrado sem o cérebro. O famoso foi um dos maiores nomes do boxe brasileiro.
ONDE SERÁ O VELÓRIO DE MAGUILA?
Maguila terá o velório aberto ao público em São Paulo, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nesta sexta-feira (25), das 8h às 12h. A Alesp fica na avenida Pedro Álvares Cabral, 201, na região do Ibirapuera, na zona sul da capital.
A saber, depois do velório, o corpo de Maguila seguirá em cortejo para São Caetano do Sul, onde haverá um cerimonial na Ossel, que fica na av. Goiás, 459.
O QUE VOCÊ VIU?
- Assim, Maguila morreu na última quarta-feira (24), aos 66 anos de idade;
- Maguila sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013;
- Maguila poderá ser sepultado sem o cérebro;
- Maguila terá o velório aberto ao público em São Paulo, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nesta sexta-feira (25), das 8h às 12h.
CLIQUE AQUI PARA SABER TODOS OS DETALHES SOBRE A MORTE DE MAGUILA.