Todos precisam saber detalhes sobre o corte de benefício da autarquia, que pode pegar muita gente de surpresa
E uma notícia envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, acaba de pegar muita gente de surpresa, deixando, inclusive, segurados da autarquia desesperados.
Acontece que um corte inesperado de benefício é anunciado e você precisa entender todos os detalhes e saber se será afetado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, de acordo com informações divulgadas pelo portal Pronatec, o INSS pode cortar um benefício após dez anos, de acordo com o publicado no Diário Oficial da União. O corte, vale dizer, é feito caso o segurado se enquadre nos critérios determinados pela Previdência Social.
Em que casos pode ocorrer o corte em benefício do INSS?
Porem, é importante destacar ainda que o benefício do INSS não vai ser cortado de forma automática. Segundo a proposta, existe um procedimento para realizar o corte. Bom, vamos direto ao ponto, estamos falando da Aposentadoria por Invalidez.
Tal benefício é dado aos contribuintes que não podem mais exercer a profissão por motivos de invalidez, seja por doenças físicas ou mentais. Para tal, no entanto, é necessário ter laudos médicos que comprovem a condição. Além do mais, o segurado precisa passar pela perícia do Instituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, nesses casos, o benefício pode vir a ser cortado, caso o beneficiário não compareça caso for intimado a uma perícia, ou não conte com os laudos médicos necessários. Dito isso, caso seja comprovada má-fé ou alguma irregularidade, o segurado pode perder acesso ao pagamento.
Dessa forma, quem recebe benefício do INSS deve fazer a revisão com a autarquia a cada dez anos, visando sempre o objetivo de garantir o pagamento da aposentadoria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Detran ciente: Lei de trânsito traz 3 proibições com multa imperdoável em 2025 por atitude comum entre motoristas
● Nada de esperar os 60: Aposentadoria especial do INSS é garantida a trabalhadores aos 58 em 2 passos
● Canetada de Eduardo Paes: Nova lei em vigor no RJ traz proibição que atinge em cheio shoppings cariocas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE