Notícia sobre corte no 13° salário agora em 2025, acerta em cheio milhares de trabalhadores dessa lista e pode levar eles a um mar de dívidas
Essa lista de trabalhadores terá que lidar com uma verdadeira bomba em 2025. O corte do pagamento do 13° salário já é uma realidade e é graças uma lei que começou no ano passado.
No cenário nacional, os trabalhadores que atuam sob o regime CLT, tem direito ao pagamento do 13° salário todo final de ano. Geralmente, ele cai entre os meses de novembro e dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, quem trabalha sob o regime CLT, contudo, é servidor público, a lei pode funcionar um pouco diferente. Afinal, há estados que às vezes seguem diretrizes próprias.
E hoje vamos falar de uma em especial. O time de especialistas em direitos trabalhistas do TV Foco, a partir de informações do site SAE DF, expõe agora uma lei que acertou os trabalhadores.
CORTE NO 13° SALÁRIO
- Lei confirma que eles não vão receber o pagamento de uma vez;
- Novo modo, leva ao endividamento;
- Alerta é emitido aos trabalhadores;
- Regra está em vigor em 2025.
O QUE ACONTECEU, AFINAL?
Graças a nova regulamentação, instituída pela Instrução Normativa nº 01/2024 da Secretaria de Economia do Distrito Federal, servidores da Carreira Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE) tem um problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em resumo, a nova norma diz que eles terão direito a um adiantamento de apenas 60% do benefício no mês de aniversário, com o saldo restante sendo pago em dezembro.
Basicamente, eles tiveram um corte no sentido de não conseguir mais sacar 100% do valor. Dessa maneira, isso pode causar dívidas e quem destaca isso é o SAE-DF.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mais de R$1500 garantidos todo mês: Lei trabalhista que está em vigor traz 4 presentões a idosos 60+ em 2025
● Detran ciente: Lei de trânsito em vigor traz 3 proibições com multa caríssima para alertar motoristas HOJE (09)
● Pode comemorar: Lista de aposentados do INSS que não precisam se preocupar com Imposto de Renda chega em 2025
Para eles, a medida pode fazer com que os trabalhadores não consigam pagar suas contas no prazo, afinal, boa parte deles contam com o pagamento integral do 13° para fazer isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor jurídico do SAE-DF, Denivaldo Alves, comentou sobre a iniciativa:
“O governador e sua equipe de economia agiram de forma unilateral e desumana. Sabiam que os servidores dependem do 13º salário para honrar compromissos essenciais. Essa mudança arbitrária coloca milhares de trabalhadores em risco de inadimplência e superendividamento”.
COBRANÇA DE JUROS
Pelos menos 40% dos servidores da PPGE contrataram antecipações do 13º salário junto ao BRB, confiando no calendário tradicional de pagamento.
Dessa maneira, como só terão acesso aos 60% no mês de aniversário, o valor será ineficiente para cobrir os valores contratados, fazendo com que eles paguem em juros e multas contratuais.
Esses juros deverão se acumular até o pagamento do saldo restante em dezembro. Então, esses trabalhadores de Brasília, terão que lidar com um mar de dívidas inesperado.
CONCLUSÕES FINAIS
Trabalhadores que residem em Brasília, foram afetados por uma nova lei estadual. O corte no pagamento integral do 13° salário, deve gerar dívidas a milhares de servidores. A situação está gerando uma enorme revolta em todos.
E OS DEMAIS ESTADOS DO PAÍS?
Pela regra geral, eles têm direito ao adiantamento. A mudança é mesmo só em Brasília e isso é por conta de uma medida estadual. Mas, é bom está por dentro do que acontece, pois, as regras podem mudar.