BOMBA!
Cosmético fatal e interdição em SP: ANVISA baixa nova proibição em junho abalando até varejista nº1 do Brasil
20/06/2024 às 18h57
O órgão cravou a proibição vital contra o cosmético queridinho e que abala até varejista nº1 do Brasil
Indiscutivelmente, a Anvisa entra em cena como um dos principais órgãos no que se refere a qualidade final dos produtos. O órgão, vale lembrar, possui a finalidade de promover a proteção da saúde da população, pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, falaremos de uma nova proibição da autarquia em junho contra um cosmético fatal, abalando até varejista nº1 do Brasil. Segundo o portal ‘Metrópoles’, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse estar adotando ações para a retirada de anúncios irregulares de venda de fenol na internet.
Vale dizer que, o cosmético em questão é um grande queridinho das senhoras que desejam dar adeus às rugas, por exemplo. Estamos falando do fenol geralmente usado na forma líquida e que possui odor forte, levemente doce e irritante. Após aplicado na pele, ele penetra até a segunda camada, destruindo a epiderme e a derme.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No último dia (03/06), um jovem de 27 anos após a aplicação de um peeling com o produto, em uma clínica na zona sul de São Paulo. A defesa da influencer Natalia Becker, responsável pelo procedimento, disse que o fenol utilizado está disponível para venda em grandes sites de market place. Vale dizer que, o uso de fenol é proibido em produtos cosméticos industrializados.
Na data desta publicação, percebemos que alguns sites que fazia a comercialização do produto, o Shopee e Mercado Livre, duas varejistas gigantes e consideradas a nº1, tiraram os links do ar. Por meio de um comunicado, o Mercado Livre afirmou que “trabalha de forma incansável para combater o mau uso da plataforma” e que, quando identificados, tais anúncios são excluídos e o vendedor notificado, podendo ser banido da plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o Metrópoles, a clínica da influencer Natalia Becker, onde Henrique Silva Chagas morreu depois de um peeling de fenol, no bairro do Campo Belo, SP, acabou sendo interditada e autuada pela Vigilância Sanitária do município.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o estabelecimento “exercia procedimentos em desacordo com a legislação vigente”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
O que é peeling de fenol?
Segundo o portal G1, o peeling de fenol consiste na aplicação de um composto orgânico mais ácido do que o álcool e que provoca uma reação inflamatória na pele. A inflamação causa uma descamação da superfície do tecido e reduziria manchas e texturas. Dias após a aplicação, a pele parece “se soltar” do rosto. É um tratamento considerado eficaz contra rugas e flacidez, mas que exige cuidados.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]