urgente

CNH, RG e Título de eleitor atingidos: Nova lei confirma FIM com os 3 principais documentos dos brasileiros

03/05/2024 às 20h00

Por: Redação TV Foco

Nova lei confirma FIM com os 3 principais documentos dos brasileiros em situação específica

Simplesmente, uma nova lei confirmou FIM com os 3 principais documentos dos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, com direito a CNH, RG e Título de eleitor atingidos, vocês saberão todos os detalhes sobre o assunto na noite desta sexta-feira (3). As informações são do portal Rota Jurídica.

De acordo com o que foi divulgado pela fonte, os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado poderão usar documentos digitais com foto como identificação pessoal na sala de aplicação das provas, que estava previsto para ocorrer no próximo domingo (5).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, vamos falar sobre o fim da obrigatoriedade de ter o documento físico pra prestar essa prova.

Segundo a fonte, os documentos digitais aceitos são e-Título, CNH Digital e o RG digital, que são, respectivamente, as versões digitais do título de eleitor, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Se o documento for impresso, deve ter foto e assinatura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mulher segurando o CPF (Foto: Reprodução / Internet)
Mulher segurando o CPF (Foto: Reprodução / Internet)

A apresentação dos documentos no formato digital deve ser feita na entrada da sala de prova, por meio de aplicativo oficial ou pela Carteira de Documentos Digitais do portal do governo federal Gov.br.

É importante deixar claro ainda que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizador do processo seletivo, informa que cópias em papel de documentos com foto não serão aceitas em nenhuma circunstância, nem mesmo as cópias autenticadas por um cartório de notas.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoa segurando CPF (Foto: Reprodução / Freepik)
Pessoa segurando CPF (Foto: Reprodução / Freepik)

Além disso, também serão vetadas as capturas de tela no celular do documento digital e fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.

Dessa forma, salientamos por fim que o candidato precisará abrir o aplicativo na frente do fiscal de prova. Para evitar imprevistos e atrasos, o ministério orienta que o aplicativo seja previamente baixado e testado no smartphone do candidato. O celular deve estar com bateria carregada no momento da apresentação do documento digital.

Quando será realizada a prova do Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está adiado. A decisão foi tomada no começo da tarde desta sexta-feira (3/5), por conta do estado de calamidade pública vivenciado pelos moradores do Rio Grande do Sul. O exame seria aplicado neste domingo (5/5), em 228 municípios. 

 De acordo com a ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação, “seria impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul”. Por isso, a decisão de adiar o concurso para todo mundo foi tomada para garantir que todos os candidatos tenham as mesmas condições. 

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.