Passageiros da CPTM se surpreendem com anúncio de paralisação em trecho na manhã desta terça-feira (17) e situação deixa milhares em sinal de alerta
Na manhã desta terça-feira (17) milhares de passageiros que dependem dos trens da CPTM para se locomoverem aos seus compromissos se surpreenderam com um comunicado de paralisação de um dos trechos mais vitais da modalidade, cujos quais afetam indiretamente o uso dos metrôs de SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se dos trens da linha 12-Safira que sofreram alterações de circulação por conta de uma falha de sinalização. A falha ocorreu na região da estação Calmon Viana por volta das 6h20, e deixou o atendimento da linha com maiores intervalos e adotando a estratégia de looping operacional.
De acordo com o portal Gazeta SP, os trens da linha estão operando em um sistema bate e volta. Ou seja, passageiros que queiram ir até a estação Brás, ou retornar para Calmon Viana, terão que desembarcar em Itaquaquecetuba e trocar de trem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os trens da linha 11-Coral da CPTM também estão operando com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Estudantes e Guaianases em decorrência desta falha na linha 12-Safira.
Vale destacar que esse tipo de falha acaba afetando os demais meios como metrô, ônibus e outros, uma vez que muitos acabam procurando meios de ir nos compromissos fazendo uso das demais modalidades, o que acaba sobrecarregando mais do que o esperado as mesmas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado
Vale destacar que na manhã de ontem (16), uma falha elétrica externa, deixou os trens da linha 4-Amarela com maior tempo de parada e circulando com a velocidade reduzida. Porém, o problema já foi solucionado. A CPTM enviou uma nota pedindo desculpas pelo transtorno, confira:
“Na manhã desta terça-feira (17/09), por volta das 6h20, foi identificada uma falha de sinalização na região de Calmon Viana, Linha 12-Safira. Por isso, os trens que partem da Estação Calmon Viana seguem até a Estação Itaquaquecetuba, operando no sistema bate e volta (shuttle). Os passageiros que quiserem seguir para estação Brás ou voltar para Calmon Viana devem embarcar na estação Itaquaquecetuba.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio ciente: Bilhete Único traz FIM vital do pagamento no ônibus, metrô e CPTM para salvar 3M de paulistas
● 25 estações, 32km e R$ 38 BI na mesa: Nova linha de metrô é confirmada por Tarcísio no coração de SP
● Alerta: Globo confirma atitude comum nas estações que está cancelando o Bilhete Único com todo saldo
Os trens da Linha 11-Coral também circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Estudantes e Guaianases. A equipe de manutenção atua para normalizar a operação. A CPTM pede desculpas aos passageiros pelo transtorno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que usuários da CPTM/Metrô podem fazer para justificar atrasos no trabalho?
Segundo o portal MetrôNews, os usuários afetados por problemas nas linhas do Metrô e CPTM podem emitir um atestado pela internet para justificar atrasos ou perda de compromissos.
No caso do Metrô, o passageiro que precisa do atestado deve acessar a página “Central de Ocorrências”, onde são listadas as falhas. Aí é só clicar no ícone da impressora e emitir o atestado. Caso o problema ainda não esteja nesta lista, o usuário poderá solicitar o atestado por meio doscanais de relacionamento.
Já para os passageiros da CPTM, é preciso acessar a página “Atendimento ao Passageiro”, onde o comunicado de ocorrências aparece na parte inferior. É só identificar a data da falha e clicar no ícone da impressora, assim, o atestado também será emitido.