Bomba

Fim da linha e contrato rasgado: CPTM é atingida com adeus de serviço em SP e cai como bomba na Barra Funda

CPTM, Intercidades e Terminal Palmeiras Barra Funda (Reprodução - Internet)

CPTM, Intercidades e Terminal Palmeiras Barra Funda (Reprodução - Internet)

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Fim de serviço amado em SP cai como bomba na barra funda com trens atingidos

A CPTM, empresa que gerencia boa parte dos trens no estado de São Paulo vai recorrer a uma decisão que atinge diretamente seus serviços principalmente na Barra Funda, que é uma das estações que passa o serviço.

Acontece que uma notícia dada pelo g1 na manhã de ontem, quarta-feira (24), pregou todos os brasileiros que usam o serviço de CPTM, de surpresa.

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Segundo informações do G1,Justiça suspendeu, na noite de terça-feira (23), a assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades, que prevê ligar São Paulo a Campinas (SP) a partir de 2031 .

A decisão atende a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo (STEFSP). O governo estadual afirmou, em nota, que vai recorrer.

A entidade questionou o leilão, realizado no dia 29 de fevereiro, e pediu a suspensão para que o mérito da ação fosse analisado antes da assinatura do contrato.

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O consórcio C2 Mobilidade Sob Trilhos, formado pelo grupo brasileiro Comporte e pelos chineses da CRRC, foi o único participante do leilão e ganhou a concessão para explorar o Trem Intercidades por 30 anos.

Gabriel Oliveira Sampaio, um dos advogados do sindicato, afirmou ao g1 na manhã desta quarta-feira (24) que o principal motivo do pedido de suspensão é que o governo estadual convocou o consórcio para a assinatura do contrato e, caso o documento fosse assinado, o acordo seria concretizado e os questionamentos da entidade em relação ao leilão perderiam o sentido.

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O sindicato entrou com a ação judicial para questionar o leilão por conta do consórcio C2 ter sido o único no pleito, o que, segundo a entidade, “frustra o caráter competitivo da licitação“. “O mandado de segurança escancara 13 principais ilegalidades e irregularidades constantes do Edital e da condução da Licitação em si pelo governo do estado”, disse Sampaio.

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A suspensão também inclui a concessão da Linha 7 – Rúbi, entre São Paulo e Jundiaí. A obra do Tem Intercidades vai custar R$ 14,2 bilhões.

O governo do estado vai pagar R$ 8,9 bilhões – R$ 6,4 bilhões com dinheiro do BNDES, que faz parte do programa de aceleração do crescimento. Para garantir a operação, o estado pagaria no máximo R$ 8 bilhões ao longo do contrato. O consórcio que ganhou aceitou receber R$ 7,2 bilhões.

Ligações previstas:

COMO FUNCIONA A CPTM?

CPTM mantém as estações em funcionamento de todos os dias da semana, das 4h à meia-noite. A transferência entre linhas é garantida desde que o passageiro esteja em sua última estação de transferência até a 0h. O intervalo máximo entre trens aos fins de semana e feriados é de 35 minutos.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

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