Pode ir se preparando porque o Metrô de SP e a CPTM estão prestes a ser atingidos por fim de serviço crucial afetando milhões em São Paulo, confira os detalhes a seguir
Milhões de brasileiros dependem do transporte publico no dia a dia. Inclusive, em São Paulo, existem dois meios que são muito usados pela população paulistana, o Metrô SP e a CPTM. Inclusive, hoje falaremos desse dois gigantes que estão prestes a ser atingidos com o fim de um serviço crucial que afeta milhões no estado.
Segundo as informações do portal ‘Via Trolebus’, em uma audiência pública do Trem Intercidades (TIC) e Segregação do Transporte de Cargas (SNO) no trecho entre São Paulo a Campinas, participantes questionaram o governo do estado sobre o fim do serviço 710, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
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Dessa forma, com a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, que passará a ser operada pelo Grupo Comporte com o Trem Intercidades São Paulo – Campinas, o serviço 710, com trens diretos entre Rio Grande da Serra e Jundiaí, deve ser descontinuado em breve. Este serviço, criado em 2021, eliminou a baldeação obrigatória dos passageiros, que antes era feita no Brás.
A CPTM, entretanto, só deverá descontinuar o serviço com a chegada da Linha 11-Coral na Barra Funda. Segundo a fonte, o prolongamento do serviço, que vem de Mogi das Cruzes, será o substituto para os passageiros no eixo entre Luz e Barra Funda, que passará a ser desatendido pela Linha 7-Rubi, que, por sua vez, deve parar em Barra Funda.
Logo no início, a CPTM estimou que cerca de 165 mil passageiros foram beneficiados por dia pelo atendimento criado em 2021. Para quem não sabe, o tempo de percurso no trecho entre as estações Brás e Luz, no centro da capital paulista, também foi impactado positivamente. Já o trecho total do Serviço 710 tem sido percorrido, em média, 120 minutos.
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Bom, o portal oficial da CPTM, em uma nota divulgada no dia 11 de novembro de 2023, o Serviço 710, que atualmente integra as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, deverá ser extinto. Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelo projeto do TIC Eixo Norte ainda não existe uma data exata para que a companhia separe a operação das duas linhas.
A CPTM está implantando sistemas e infraestrutura para levar a Linha 11 da estação Luz até Barra Funda, como já faz com o Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade. Porém, ainda não está claro quando o ramal será estendido. Estimativas do ‘Metrô CPTM’, dizem que é de se esperar o fim do Serviço 710 entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2025.
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Quanto custa a passagem de trem em São Paulo?
Seu custo é de R$ 5,00 e é válido para uma viagem. É vendido nas bilheterias, máquinas de autoatendimento nas estações, aplicativo de celular (aplicativo “TOP” para Android e iOS). Além de por WhatsApp (11-38882200) e em estabelecimentos comerciais credenciados.
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