Em um cenário crítico e ondas de falências, duas redes de supermercados irão fechar suas portas
O atual cenário está um verdadeiro filme de terror para muitos varejistas, inclusive marcas famosas. Muitas dessas organizações, empresas e lojas estão fechando suas portas e até vendendo ativos financeiros para os seus concorrentes.
Infelizmente, essa é a realidade de duas redes de supermercados conhecidas e que, com certeza, você já deve ter feito muitas compras para a sua casa nelas.
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Estamos falando das gigantes do varejo nacional, a Makro e a Big, que há anos prosperavam em todo território nacional. Infelizmente elas também estão passando por ondas turbulentas e enfrentando inúmeros problemas financeiros.
A Makro deve sair do país em breve e a Big acabou de ser comprada pelo seu maior concorrente, o Carrefour.
Makro
A rede de supermercado holandesa Makro está ativa no Brasil desde a década de 70. A companhia tem vendido várias unidades em todo o território nacional, sinalizando uma grave crise financeira e o possível fim de suas atividades.
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Em janeiro, o grupo vendeu 16 lojas e 11 postos de combustíveis para a rede paranaense Muffato.
Três imóveis negociados ficavam na capital de São Paulo, sendo três na capital e os dez restantes no interior do estado. Deve-se observar que em 2020, uma parte das lojas, administradas pelo grupo holandês SHV, foram vendidas ao grupo Carrefour.
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Nesta operação, cerca de 29 unidades da rede foram negociadas. O valor da ação foi de R$1,95 bilhão.
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Já no ano de 2022, o grupo Mufatto comprou 16 lojas e 11 postos de gasolina da rede atacadista. Na época, a Makro recorreu ao banco Santander para conseguir um comprador para as 24 lojas que possuía no Brasil.
A empresa esperava com a operação obter cerca de R$2 bilhões e cedeu todas as suas unidades no país.
Vale mencionar que a varejista, apesar de não ter tido sucesso no Brasil, também atua em outros países da América Latina, como Venezuela, Argentina e Colômbia. Ao todo, na região, a empresa conta com 8 mil funcionários e colaboradores.
Big
Já o hipermercado Big, é uma rede que teve um grande BOOM nos anos 2000. Entretanto, ao que parece, também sofreu uma crise financeira e acabou sendo vendida por outro gigante varejista, o Carrefour.
A operação se deu em maio de 2022, no entanto, logo depois, a empresa passou a fechar inúmeras lojas espalhadas pelo país.
O hipermercado Big passou por uma crise financeira e acabou sendo vendido também para o Grupo Carrefour. A compra recebeu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Em síntese, a rede francesa de supermercado gastou cerca de R$7,5 bilhões com a compra. Essa operação gerou para o Grupo Carrefour o aumento da sua participação no país, com destaque para a região sul e nordeste.
Na época, Stéphane Maguire, CEO do Grupo Carrefour, declarou que o momento era histórico e que essa integração com o Grupo Big ofereceria oportunidades e fortalecimento da empresa no país, e que faria do grupo francês uma verdadeira potência no setor
Como foi a transação da compra do Big?
Na compra do Big, o Carrefour pagou em dinheiro a primeira parcela de R$5,25 bilhões aos controladores da organização, o Fundo de Private e e o Walmart.
Os 30% restantes da negociação foram pagos pela subsidiária da companhia francesa no país, através de seu capital social.
Em conclusão, o Walmart antes de ter uma participação da rede de supermercado Big, possuía a rede Contudo. A companhia acabou sendo vendida por R$1,2 bilhão.
Vale frisar, novamente, que atualmente o Carrefour é um dos mais fortes no ramo varejistas de alimentos.