A empresa gigante fechou às portas após se afundar em uma grave crise
Indiscutivelmente, o varejo é um dos setores que mais movimenta a economia no Brasil. No território nacional, algumas marcas disparam na frente e dominam o mercado, como é o caso do Grupo Carrefour, que cada vez mais vem conquistado espaço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, além do Carrefour outras empresas também brigam por espaço, como é o caso de uma rede de supermercados gigante que não suportou a concorrência e deu adeus. A companhia trata-se do Grupo Romcy, conglomerado de varejo brasileiro sediado em Fortaleza, capital do estado do Ceará.
A cadeia de comércio, fundada no ano de 1962 pelos irmãos António e José Romcy através da fusão de estabelecimentos pertencentes à sua família, alargou a sua atividade a partir dos anos 70 ao criar redes de lojas de grande porte, supermercados e hipermercados na cidade de Fortaleza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, a empresa providenciava serviços automóveis e de tecnologia da informação, beneficiando-se de um centro de compras sediado em São Paulo, o que a tornou uma referência a nível nacional.
Contudo, apesar do sucesso, o Grupo rival do Carrefour teve sérias dificuldades financeiras nos anos 90, precisando recorrer à proteção da lei de falências, de acordo com o portal ‘História de Empresas’.
Mas, a crise se instaurou de vez e o Grupo Romcy precisou encerrar suas atividades comerciais, culminando na declaração de falência três anos mais tarde, no ano de 1993. Sem recursos monetários, os bens imobiliários da empresa foram usados para liquidar os seus débitos junto de bancos, colaboradores e fornecedores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantas lojas tem o Grupo Carrefour?
No Brasil, a trajetória do Carrefour iniciou em 1975. Atualmente, a rede que não para de se expandir possui cerca 500 unidades em todos os estados e o Distrito Federal, empregando mais de 70 mil pessoas. Vale lembrar que, nos mais de 40 anos, a empresa se tornou o maior varejista alimentar do país.