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Em uma crise severa, precisando de R$ 36 milhões para pagar as contas do ano, a TV Cultura está ignorando uma de suas normas mais valiosas: vem exibindo comerciais em programas infantis. Em 2010, ela baniu toda propaganda de seus programas para crianças. Atualmente, no entanto, a emissora faz campanha junto a agências de publicidade em busca de anúncios para o programa “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, programa da Globo (2001-2007) que vem apresentando com êxito desde 30 de setembro. O “Sítio” é atualmente a maior audiência da Cultura. Já chegou a atingir médias de quatro pontos na Grande São Paulo. Vem superando a RedeTV! e eventualmente até mesmo o SBT.
A TV Cultura se pronuncia oficialmente dizendo que a norma que veta publicidade na programação infantil continua valendo. A emissora considera que sua programação infantil termina às 18h30. Depois desse horário, e até as 20h, diz que seu conteúdo é infanto-juvenil, porque até recentemente exibia nessa faixa a série “Doctor Who” e o game “Quem Sabe Sabe”. Ocorre que o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, no ar das 19h30 às 20h, é essencialmente um programa infantil. E antes do “Sítio”, entre 18h30 e 19h30, a emissora exibe desenhos animados infantis, dentro da faixa “Matinê Cultura”.
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Ontem mesmo (30), a TV Cultura não respeitou nem esse suposto limite das 18h30. Ao final do “Quintal da Cultura”, um “programa para crianças em idade pré-escolar”, segundo o site da emissora, foi exibido o comercial de um mini bolo com recheio de chocolate, protagonizado por dois meninos. Eram 18h18. No intervalo do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, às 19h44, a TV Cultura anunciou as “Casas Bahia”. Contrariou outra norma interna, a de que não aceita, em qualquer horário, “comerciais que exibam mais que dois apelos simultâneos de vendas ou condições comerciais, como preço, número de parcelas, brindes, descontos, data de primeiro pagamento etc.”.
Com informações do jornalista Daniel Castro.
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