Confira nesta matéria tudo sobre o triste fim de uma empresa gigantesca no Brasil que não suporta crise e decide vender todas as suas lojas e ir embora do país
Manter uma empresa funcionando de forma saudável não é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos de crise. A pandemia de Covid-19 atingiu em cheio a economia do Brasil. Inclusive, um dos setores mais afetados, sem sombra de dúvidas, foi o varejista. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma grande empresa que cravou a venda de todas as suas lojas e deixou o país não suportar a concorrência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando do Makro Atacadista. A rede atacadista, que chegou no país em 1972 e chegou ao total de 62 unidades em 2020, deixou o Brasil. No fim de janeiro 2023, a rede atacadista vendeu 16 lojas e 11 postos de combustível no estado de São Paulo para a rede de lojas paranaense Muffato, de acordo com informações divulgadas pelo portal ‘Giro News’.
Antes disso, em um processo de desmobilização, iniciado em 2021, o Makro, já havia vendido 29 lojas para o Grupo Carrefour. O acordo foi fechado em meio a uma negociação bilionária, após eles também abandonarem o setor em outros países, como parte de um plano interno. Segundo o ‘Estadão’, o Atacadista chegou a contratar o banco Santander para encontrar novos compradores, quando foi anunciado que eles sairiam do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Grupo Carrefour, assumiu parte das unidades por um investimento de R$ 1,95 bilhão. Especialistas apontaram que a empresa não acompanhou o andamento econômico nacional. Por muitos anos, as vendas eram feitas somente para quem tivesse cartão da rede, o que afastava boa parte dos clientes que não queriam criar vínculo.
Pronunciamento da rede Makro cravando o adeus
“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento. Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem é o dono da rede varejista Makro?
Segundo informações divulgadas pelo portal ‘SUNO’, os supermercados, que abandonaram as atividades em território nacional, eram administrados pelo Grupo SHV ENERGY, da Europa, que tem grande popularidade no meio empresarial. Eles também são responsáveis por outras marcas, como distribuidoras de gás e energia. A bandeira opera em outros três países da América do Sul: Argentina, Colômbia e Venezuela.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de cegueira e câncer: Progressiva nº1 das mulheres é proibida pela ANVISA e retirada da Shopee e +
● Falência,1 bi pelos ares e engolida pelas Casas Bahia: Extinção de 3 varejistas deixa país devastado
● Falência: Jornal da Globo confirma fim decadente de time gigantesco da série A após anos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE