CHOCANTE

À beira da falência: A crise vivida por rival da Globo, e o estouro de cofres de apresentador para salvá-la

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A crise vivida por rival da Globo (Foto: Reprodução / Internet / Montagem TV Foco)

Concorrência é a coisa mais natural que existe

Assim como as empresas disputam os clientes, uma emissora de televisão também precisa do telespectador, da sua audiência para sobreviver. Porém, uma crise vivida por rival da Globo, teve uma reviravolta graças a um apresentador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da Record TV, que atualmente pertence ao Bispo Edir Macedo. Porém, a rival da Globo em 1989 quase foi parar nas mãos de um megaempresário, o italiano Silvio Berlusconi.

SAIBA MAIS! Record faz anúncio bombástico, confirma mudanças na TV aberta e dois novos fenômenos na grade

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A crise financeira do eterno canal 7 da Grande São Paulo, em 1987 era administrada pela família Machado de Carvalho e por Silvio Santos, dono do SBT, que detinham 50% das ações, cada um.

E em abril daquele mesmo ano, o presidente de Portugal, Mário Soares, visitou o Brasil e trouxe empresários para avaliarem uma possível compra nas ações de Silvio Santos. O eterno “dono do baú” tinha pretensões de se livrar logo da Record TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse período, a emissora quase foi vendida para o Sistema Jornal do Brasil e João Havelange, que era presidente da Fifa. Porém, segundo informações do livro ‘O Marechal da Vitória’, de 2005, escrito por Tom Cardoso e Roberto Hockmann, foi o próprio apresentador Silvio Santos que teria salvado a Record TV.

Nos últimos minutos do segundo tempo, Silvio voltou atrás do negócio que era avaliado em 23 milhões de dólares, e optou por não vender mais a emissora para os gringos conforme apontou o portal Notícias da TV.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, em 1988, houve um suposto interesse de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, mas isso nunca foi confirmado por ninguém oficialmente. Acontece que a crise da emissora se agravou e em 1989, finalmente a família Machado de Carvalho e Silvio Santos optaram por vender a rival da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silvio Santos e logo da Record (Foto: Reprodução / SBT / Record)

POR QUANTO EDIR MACEDO COMPROU A RIVAL DA GLOBO?

A Record TV foi comprada por Edir Macedo, que arrematou a emissora que tinha na época uma dívida de 20 milhões de dólares.

Com isso, Edir Macedo desembolsou um total de R$ 45 milhões de reais na época, divididos em um sinal de R$ 20 milhões, para conseguir quitar toda a dívida, e o restante em prestações ao longo de 20 meses.

Portanto, Edir Macedo deu a volta por cima e conseguiu livrar a Record TV das dívidas, onde atualmente a emissora opera no azul e segue sendo uma grande ameaça para a Globo.

Edir Macedo é dono da emissora (Foto: Reprodução / Record)

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile