Como já informado, nesta quinta-feira, 13 de dezembro, a Globo teve uma manhã bem tumultuada. No programa Encontro com Fátima Bernardes, a atriz e youtuber Kéfera confrontou com fortes argumentos o discurso de um convidado da plateia que falava seu ponto de vista sobre feminismo.
+Buscapé de Cidade de Deus dá pausa carreira, vira motorista de Uber e é flagrado por passageira
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante de críticas de que teria sido grosseira com o rapaz, ela se defendeu na web ao compartilhar um registro com a escritora, com quem dividiu o sofá do programa matinal. “Eis que Heloísa Buarque de Hollanda pós Encontro com Fátima Bernardes me olha e diz ‘vamos oficializar que agora você é minha neta?’ E eu topei. Agora eu tenho uma vó feminista. E aos que acharam que o que eu respondi ao moço da platéia foi grosseria, não foi. Foi posicionamento perante mais uma vez homem querendo explicar feminismo pra nós mulheres”, escreveu.
+Adriane Galisteu enfrenta impasse para curtir o carnaval e revela briga com o marido
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“E faz séculos que são os homens que vem nos “ensinando” sobre tudo e a gente já abaixou a cabeça por muito tempo. Engolimos todo o machismo e o patriarcado. Não mais. Homem ensinar feminismo não é lugar de fala, acho que tá na hora de ouvir a gente um pouquinho pra poder somar ao invés de argumentar e querer ir contra”, completou.
+Tirulipa perde 12 kg, mostra como ficou e choca fãs: “serei inspiração”
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mineirinho e outros surfistas profissionais apostam na harmonização facial para prevenir o envelhecimento e fortalecer a imagem
● Bonner detona cantora, ao vivo, e descreve momento terrível na Globo: “Eu tenho que dizer”
● Corajoso, Leo Dias expõe áudio de Jojo, ao vivo, no Focalizando e escancara bomba: “Só pra avisar”
Ainda em rede social, Kéfera contou que chegou a ler ameaças de morte na internet. “Eu leio muitos comentários diariamente. E vocês acham que a luta da gente é mimimi, né? Cultura do estupro. Nada legal. Tudo isso faz parte do machismo e do patriarcado enraizado na nossa sociedade. E vocês acham mesmo que é mimimi? Vocês já saíram de casa com medo de serem estuprados? Porque nós, mulheres, sentimos esse medo todo dia”, disse a youtuber.
ENTENDA O CASO
Em determinado momento do programa, Fátima Bernardes abriu para platéia opinar sobre o assunto que está bem difundido atualmente na sociedade. Foi instante que um participante da platéia chamado Walace deu seu ponto de vista de sua vivência sobre o assunto: “Na teoria, elas falam: ‘nossa, temos que respeitar, tem que ser isso, tem que ser aquilo’, mas na prática começam as agressões (…) Isso, por exemplo, foi numa rede social: um cara falou assim: ‘Sou trabalhador, carrego um monte de cimento, sou muito mais forte que as mulheres’, opinião dele, e ele ainda acrescentou: ‘Elas deveriam me valorizar’. Parece que ele mexeu com uma colmeia, veio um bando de mulheres para falar: ‘Você mexeu com uma, mexeu com todas, quero ver se você é macho o suficiente’. Ele automaticamente excluiu a rede social. Isso é uma opinião dele”, relatou o convidado.
+Reynaldo Gianecchini fala sobre convite para fazer orgia com atores em cena
Foi então que a engajada atriz de Espelho da Vida, Kéfera contrariou o rapaz: “O que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo, e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário”,afirmou deixando todos espantados.
Nesse momento, Walace tentou interromper o raciocínio da atriz, porém ela continuou sua fala: “Agora você está manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando feminismo pra vocês. Wallace, entenda. Não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar, você não tem que ensinar para a gente”, disse ao vivo na Globo.
Enquanto a discussão estava quente no Encontro, a apresentadora Fátima Bernardes ficou por alguns segundos em uma saia justa e resolveu se impor em seu programa. Ela disse que é importante que um rapaz como o Walace opinar sobre o tema, por que o feminismo se trata de igualdade, o rapaz acreditou que tinha espaço de fala e tentou cortar a apresentadora. “Só um minuto!”, ela o silenciou e terminou de falar sua opinião. Logo o assunto foi encerrado e o Encontro teve a sua continuidade, mas o nome de Kéfera rapidamente subiu nas redes sociais causando polêmica com a sua postura na Globo.
Os telespectadores e internautas entraram em uma discussão se ela estava sendo mal educada ou não.