Críticas, preconceito e injustiça: como Maju Coutinho quebrou barreiras para comandar o JH
12/01/2020 às 12h44
Maju Coutinho é uma verdadeira batalhadora; jornalista crava uma luta diariamente; entenda
Como é de conhecimento, Maju Coutinho assumiu o comando do Jornal Hoje, substituindo assim Sandra Anenberg, que comandava o telejornal durante vários anos. Com a aposentadoria de Sérgio Chapelin, a Globo optou por escalar Glória Maria e Sandra para comandar o Globo Repórter. Dessa forma, a emissora carioca abriu uma vaga no JH, automaticamente preenchido por Maju.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, ver uma jornalista negra apresentando o segundo mais importante jornal da TV brasileira, após ser uma “simples” garota do tempo, não foi nada fácil para alguns preconceituosos de plantão. Isso, no entanto, não fez com que Maju desistisse de realizar seu sonho, que era comandar um telejornal.
Em entrevista ao programa Altas Horas, Maju Coutinho revelou como foi os dias que antecederam sua estreia no jornal diário. “Um terror! Acordei às cinco da manhã, meditei, orei, me alonguei e falei: ‘Vamos!’. É uma sensação muito maluca porque você quer que aconteça para se livrar daquela ansiedade que há semanas está tomando conta de você para uma estreia. E um medo de dar tudo errado, do julgamento, então foi terrível, mas depois eu gostei”, detalhou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A jornalista está muito feliz com tudo o que está acontecendo na sua carreira e também falou que, desde que recebeu o convite para apresentar o JH, se preparou para as críticas. “Faço terapia há muito tempo e isso me ajuda muito a ter uma força interna para lidar com esses momentos de críticas e pressão. Procurei não ouvi-las no começo. Foi um pouco difícil porque as pessoas acabavam me perguntando o que estava achando. Achei um pouco de injustiça, porque levar críticas em uma semana de trabalho, em que você está em uma transição, é natural que você tenha momentos de adaptação”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Aloizio Júnior
Aloizio Júnior ingressou na faculdade de Direito, mas é encantado por Medicina e hoje em dia é um vestibulando. Falar sobre TV sempre foi um hobby e faz isso desde 2008. Atento sobre todas as novidades no mundo da TV, entrou para a equipe do TV Foco em agosto de 2012.