Perigo inimaginável
Acredite, você nunca mais fará isso com seu celular dentro do aeroporto após saber deste PERIGO
19/04/2023 às 23h17
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Urgente: Banco famoso, que possivelmente pode ser o seu, está cancelando cartões de crédito
Segundo o FBI, uma ação comum dentro dos aeroportos pode colocar seu próprio celular e sua segurança em risco
O FBI, departamento de investigação federal emitiu uma nota para a população tomar cuidado ao carregar o celular em quiosques dentro do aeroporto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“juice jacking”, expressão em inglês melhor traduzida por “desvio de energia” é o que está acontecendo. Os usuários desavisados podem sofrer ataques cibernéticos que instalam malwares e roubam dados do dispositivo conectado à eletricidade via USB.
Isso acontece porque quando você conecta seu celular em uma tomada pública, há grandes chances dela ter sido adulterada e seus dados podem ser roubados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Algumas medidas podem ser tomadas para conseguir evitar que você caia nesse golpe feito por bandidos nos aeroportos, estações e quiosques.
COMO EU ME PREVINO DE GOLPES?
Levar consigo um powerbank, usar os seus próprios cabos e adaptadores e, claro, evitar usar estações públicas de carregamento são os principais meios de proteção.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
Há também em algumas ocasiões que o próprio celular pergunta se a conexão USB é apenas para carga pu para compartilhar dados, claro que você deve colocar apenas carga.
E não foi somente o FBI que emitiu o alerta, a FCC, semelhante a Anatel, também emitiu uma nota de aviso aos seus clientes:
“O malware […] pode bloquear um dispositivo ou exportar dados pessoais e senhas diretamente para o criminoso […]”.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]