Após algumas ocorrências sobre certas pomadas para cabelo, a ANVISA decidiu proibir a comercialização de alguns produtos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA proibiu a venda de algumas pomadas usadas para modelar e trançar cabelo. A decisão veio após alguns efeitos colaterais graves, como queimaduras nos olhos e até cegueira temporária.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União, e abrange todos os tipos e marcas que possuem essa função estética. Além disso, nenhum lote de tais produtos deve ser vendido ou utilizado por profissionais e consumidores que trabalham nesse meio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
POMADAS PODEM TE DEIXAR CEGO?
Usadas para penteados, as pomadas modeladoras são grandes aliadas de cabeleireiros. Desde tranças até baby hair, os produtos são usados comumente em cabelos crespos e cacheados, prometendo definição e brilho. Apesar disso, os cosméticos podem ser usados em qualquer tipo de cabelo.
Psicóloga e professora universitária, Jaqueline de Jesus revelou que nunca teve nenhum problema com as pomadas. No entanto, tudo mudou em dezembro. “Não consegui fazer a manutenção com a minha trancista, e utilizei a pomada Braid Fix para arrumar a parte de cima do cabelo para um evento”, relatou.
Entretanto, Jaqueline tomou chuva e começou a sentir dor nos olhos e teve dificuldade para enxergar. A visão da psicóloga passou a ficar embaçada, já que a pomada havia escorrido e caído em seu olho direito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PROBLEMA DE VISÃO
A pomada utilizada foi a Braids Fix, que teve sua comercialização, distribuição, fabricação, uso e publicidades associadas proibidas após determinação da Anvisa.
Desde os primeiros casos, a Anvisa tomou medidas de fiscalização em mais de 80 produtos. Desse modo, o uso e a venda devem ser interrompidos imediatamente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE