BOMBA
Cuidado para não comer vidro: Proibição pela Anvisa de chocolate mais amado, rival da Lacta no Brasil
04/07/2024 às 19h56
Uma famosa marca de chocolates acabou sendo arrancada das prateleiras em função do sério risco que representava para a saúde. A empresa tava vendendo chocolates com vidro
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços do cotidiano. Nessa matéria, abordaremos uma proibição do órgão federal relacionado a um amado chocolate, rival da Lacta, que acabou sendo arrancado das prateleiras em função do risco à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar ainda que os brasileiros são completamente apaixonados por chocolates. Justamente por conta disso, essa notícia a respeito dessa proibição envolvendo essa famosa marca deixou todo mundo desesperado e bastante preocupado com a situação. Entretanto, daremos todos os detalhes necessários nessa publicação.
No dia 18 de outubro 2022, segundo as informações do UOL, a Anvisa proibiu a comercialização e distribuição de dois lotes da marca de chocolates Garoto, pelo fato de poder conter fragmentos de vidros em suas composições. A notícia deixou o Brasil inteiro surpreso, visto que a marca é uma das maiores do mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tratava-se da barra de chocolates sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas, com o recolhimento imediato desses sabores com os lotes de identificação: 225212941G e 225312941G. Vale destacar que, na época, os outros produtos da Garoto seguiram próprios para o uso.
Posicionamento oficial da Garoto
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, por meio de uma nota enviada a imprensa, a Garoto informou que fizeram o recolhimento dos sabores que estavam correndo o risco de contaminação com vidros. Assim, seguindo rigorosamente as orientações da Anvisa, e priorizando a segurança de seus consumidores.
“A GAROTO informa que está promovendo o recolhimento voluntário de um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju (L 225212941G, validade 09/09/2023) e um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju e Passas (L 225312941G, validade 10/09/2023), após ter identificado a possibilidade remota de que algumas unidades desses lotes tenham sido produzidas com pequenos fragmentos de vidro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra 2 marcas populares de carne, azeite e retira de mercados após descoberta em 2024
● Da farofa ao doce tradicional: Anvisa desce o facão e proíbe 2 produtos n°1 das ceias de Ano Novo
● Risco máximo: ANVISA baixa facão e proíbe queridinho n°1 contra as rugas das 50+
A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas.
A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes. A empresa reforça que a qualidade e segurança de seus produtos são prioridades inegociáveis, e que adota rígidos padrões e controles em todas as etapas do processo produtivo e de distribuição.
A GAROTO reforça seu compromisso com a segurança dos seus consumidores e disponibiliza os canais 0800 055 95 50 e [email protected] para contato.”
Situação atual:
Vale lembrar que na época, a Garoto atendeu todas as exigências e retirou os lotes que não estavam conforme as regras da Anvisa de circulação. Sendo assim, a marca está vendendo seus produtos normalmente no Brasil.
Nestlé comprou a Garoto:
Segundo informações da CNN Brasil, a Nestlé adquiriu a Garoto em fevereiro de 2002. No entanto, a operação foi vetada pelo Cade em 2004. À época, a justificativa foi de que a Nestlé iria representar mais de 58% do mercado nacional do ramo de chocolates. Entretanto, a compra foi aprovada em 2023.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia na Anvisa, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: